psicologo alis

O Que Faz um Psicólogo Na Sua Profissão?

Clarisse Gontijo

Se pedirmos para que alguém descreva o que faz um psicólogo, pode apostar que muitos se lembrarão do psicanalista fazendo anotações, próximo a um paciente deitado no divã.

De fato, o psicólogo é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais e de personalidade e o estudo do comportamento humano pela análise de emoções e ideias. 

Porém, a Psicologia Clínica é só uma das opções desta carreira. Na verdade, este é uma das formações mais versáteis no mercado de trabalho. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, existem mais de 334.000 profissionais em atividade no Brasil.

Quais são estas opções e o que faz um psicólogo de cada uma destas áreas, que, muitas vezes, não são conhecidas pelo estudante de Psicologia? Saiba agora na postagem!psicologia alis

Psicologia Esportiva

Já ouviu ditado sobre a importância de ter uma “mente sã num corpo são”? A Psicologia Esportiva é a responsável pela preparação mental e melhoria do desempenho de atletas profissionais, desenvolvendo a motivação, liderança e trabalho em equipe dos esportistas.

No Brasil, grande parte dos profissionais trabalham com equipes de futebol e em projetos sociais, mas existem ocupações em departamentos de diversas modalidades esportivas.

Psicologia Jurídica

A Psicologia Jurídica tem um papel essencial na mediação de conflitos e na saúde mental de envolvidos em processos, assim como a colaboração no combate à violência, na promoção da cidadania e na elaboração de políticas de direitos humanos.

Muitos profissionais costumam trabalhar em Varas da Família, onde atuam em cenários de violência doméstica e disputa pela guarda de menores. Um grande desafio, mas com contribuição direta na paz e harmonia social no Brasil.  

Psicologia Educacional e Orientação Profissional

Se você quer trabalhar com a formação de crianças, a Psicologia Educacional é a carreira ideal. O profissional atuará no desenvolvimento de metodologias de ensino, identificando demandas de aprendizado e mediando diálogos entre professores e pais.

Outra carreira em Psicologia é a Orientação Profissional. Neste caso, o psicólogo auxilia na preparação vocacional de jovens e na recolocação de pessoas no mercado de trabalho.  

É importante ressaltar que o psicólogo educacional deve ter a formação em Licenciatura, sendo habilitado para atuar como orientador psicopedagógico nas instituições de ensino.

Conclusão

Hoje, nós explicamos o que faz um psicólogo das principais áreas do mercado e como se especializar nelas. Porém, existem outros campos tão interessantes quanto, como:

  • Neurociência, atuando em pesquisas sobre cognição e funcionamento do cérebro;
  • Psicologia Social, na promoção da saúde mental em penitenciárias, asilos e orfanatos;
  • Psicologia da Saúde, auxiliando na recuperação de traumas em pacientes e auxílio a familiares.

A tendência é que a Psicologia se torna ainda mais especializada. Logo, se você quer fazer parte desta carreira, é hora de você estudar em uma boa faculdade, com financiamentos e condições especiais para se matricular.

Baixe o nosso e-book e conheça mais sobre a faculdade de Psicologia em Minas Gerais.

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.