fisioterappia respiratoria - recortada

O papel da Fisioterapia Respiratória contra a COVID-19

Estefânia Nascimento

 

Você sabia que os fisioterapeutas fazem muita diferença no tratamento da covid-19, sabia? Isso se explica porque existem exercícios respiratórios que ajudam a impedir complicações cardiorrespiratórias, além de fortalecerem a musculatura respiratória e aumentarem a capacidade pulmonar.

O coronavírus provoca uma inflamação nos pulmões, o que resulta muita das vezes em complicações respiratórias. Dessa forma, a fisioterapia tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação da doença.

Nesse post, mostraremos o que é fisioterapia respiratória e porque ela é tão importante contra a covid. Confira!

post

O que é fisioterapia respiratória?

Muitas das diversas especialidades da fisioterapia preveem o desenvolvimento, a correção, a restauração dos movimentos ou do funcionamento de determinada função do corpo. Nesse caso, a prática da fisioterapia respiratória coordenada por profissionais inclui avaliação, realização e acompanhamento de pacientes de diversas idades com problemas respiratórios.

Assim, a fisioterapia respiratória pode ser caracterizada como sendo um conjunto de técnicas realizadas com o objetivo de prevenir e recuperar disfunções referentes ao processo de respiração do ser humano, promovendo assim a máxima funcionalidade e qualidade de vida para as pessoas que sofrem com disfunções respiratórias. Ela contribui para o funcionamento correto da musculatura, o que melhora os pulmões e sobrecarrega menos o coração.

Quais são os seus benefícios?

A fisioterapia respiratória visa melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado pelo pulmão, aumentando a oxigenação para todo o organismo através da correção, desobstruindo as vias aéreas, resultando assim na melhora da função pulmonar.

Vale ressaltar que a fisioterapia respiratória utiliza estratégias não invasivas para otimizar o transporte do oxigênio, prevenindo, revertendo ou minimizando as disfunções pulmonares que são causadas por doenças como asma, pneumonia e o novo coronavírus.

Porque esses exercícios são tão importantes na luta contra o coronavírus?

fisioterapia respiratória desempenha um importante papel mediante os sintomas do coronavírus, trazendo uma melhora do quadro geral do paciente.

Através da ministração dos exercícios fisioterapêuticos, a recuperação do paciente infectado será mais rápida, com o provável uso de menos medicação, diminuindo as complicações e sintomas, e redução da probabilidade de o paciente não desenvolver sequelas.

A modalidade dos exercícios ministrados pelo profissional da área será de acordo com o quadro clínico do paciente, com métodos de tratamento baseados nas melhoras apresentadas, combinadas com diferentes técnicas.

Caso o fisioterapeuta consiga bons avanços com o paciente, provavelmente o período de internação será menor, diminuindo as chances de ocorrerem novas infecções.

Tendo em vista a redução das capacidades pulmonares que comprometem a qualidade de vida das vítimas desta pandemia, muitas pessoas após receberem alta, prosseguem com o tratamento em casa, pois diante da fraqueza muscular, serão necessários alguns exercícios que ajudem na realização de atividades cotidianas. 

Como foi possível perceber, a fisioterapia desempenha um importante papel na linha de frente contra a covid-19, promovendo a recuperação funcional de pacientes associados a essa doença.

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.