mercado de trabalho em cursos de exatas

Mercado de trabalho para os cursos de exatas, como estão?

Clarisse Gontijo

As profissões de exatas figuram sempre entre as mais requisitadas pelos vestibulandos. Segundo o portal Guia do Estudante, entre os 10 graduações mais procuradas no Brasil, quatro pertencem à área de Exatas:

Além das engenharias que aparecem no ranking, o curso superior em Elétrica e Mecânica também é bastante tradicional. Outra área conhecida no mundo de Exatas é a Logística, que oferece a opção de tecnólogo como oportunidade de ensino superior.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o mercado de trabalho do setor e as áreas de atuação. Confira!

mercado de trabalho para exatas

Mercado de trabalho e as áreas de atuação

O mercado de trabalho para o engenheiro civil é um dos mais aquecidos, já que a Construção Civil se mantém em alta no país. O curso tem cinco anos de duração e forma os profissionais com teoria e prática.

Além das oportunidades no ramo das construções, os formados na faculdade de Engenharia Civil podem atuar em áreas como transporte, especializando-se em mobilidade urbana e trânsito, estruturas e até meio ambiente.

Superior de Produção

Ainda nas engenharias, a o curso superior de Produção prepara profissionais para trabalhar em instituições públicas ou privadas, na organização de questões relacionadas à produtividade das equipes.

Por isso, é um especialista em analisar o comportamento dos colaboradores e propor mudanças que tornem o trabalho mais produtivo e organizado, inclusive do ponto de vista logístico e financeiro.

Engenheira Elétrica

Já o engenheiro elétrico está apto para atuar em um mercado de trabalho bastante amplo, que cuida da geração e distribuição de energia elétrica. O curso superior permite que o graduado tenha oportunidades em usinas, indústrias, empresas de energia e na carreira pública.

Engenharia Mecânica

Os formados em Engenharia Mecânica têm uma gama de opções de áreas de trabalho, já que é especialista no processo de desenvolvimento, manutenção e operação de sistemas mecânicos.

Ciências Contábeis

Um dos profissionais mais disputados é o graduado na faculdade de Ciências Contábeis, já que toda empresa aberta precisa de um contador para auxiliar nas finanças, fazer o registro nos órgãos responsáveis e administrar toda a movimentação financeira.

Alguns índices mostram que a maioria dos estudantes desse curso de Exatas já saem da faculdade com um emprego garantido. 

Compliance

Uma nova área que também conta com esse especialista e que ganhou espaço nas maiores companhias é o Compliance, que existe para garantir o cumprimento das regras da empresa e a legislação vigente.

Arquitetura e Urbanismo

Figurando entre os cursos de Exatas com maior número de adeptos, a Arquitetura e Urbanismo é uma faculdade que prepara os estudantes para o mercado de trabalho de diversas áreas, entre elas a arquitetura de interiores, edificações, paisagismo e até mesmo em tecnologia, com construção de maquetes eletrônicas.

Projetos Sustentáveis

Mais recentemente, a especialização em projetos sustentáveis também é um ramo de atuação aquecido para esses profissionais, já que a preocupação com os recursos renováveis está em evidência.

Tecnólogo em Logística

Com duração mais curta, o Tecnólogo em Logística forma profissionais de nível superior, que podem desde disputar vagas em concursos públicos, como também trabalhar em distribuidoras, portos e aeroportos, diversas indústrias, entre outros setores.

Trata-se de um profissional requisitado, pois tem o conhecimento para melhorar processos, aumentando a produtividade das companhias.

E aí, curtiu as oportunidades oferecidas pela área de exatas?

Quero visitar o site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.