perfil medico veterinario

Medicina Veterinária: qual é o perfil e como está o mercado de trabalho?

Clarisse Gontijo

Você pensa em seguir uma carreira voltada para o cuidado dos animais? O curso de Medicina Veterinária lida com a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em diferentes tipos e portes de animais.

O que você talvez não saiba é que os especialistas em veterinária também contribuem para a saúde coletiva, uma vez que trabalham no controle de doenças zoonóticas. Como aquelas transmitidas de animais para humanos, como a doença Giárdiase e Toxoplasmose, por exemplo.

Veja a seguir qual é o perfil dos profissionais dessa área de atuação e quais as perspectivas do mercado de trabalho.

curso de Medicina Veterinária

Qual o perfil profissional do médico veterinário?

Os veterinários precisam ter uma variedade de habilidades para oferecer o melhor atendimento possível a seus pacientes, incluindo:

  • Atenção aos detalhes: precisam ser organizados e analíticos, pois devem ser capazes de avaliar e interpretar dados para elaborar diagnósticos sobre doenças e lesões;
  • Compaixão: será preciso lidar com pessoas possivelmente abaladas com a morte ou doença de seus animais de estimação. Logo, será preciso simpatizar com o sofrimento dos familiares, mostrando cuidado e compaixão;
  • Força e resistência corporal: em alguns casos é necessário levantar e mover os bichinhos durante exames e cirurgias, permanecendo em pé por longas horas;
  • Aptidão técnica e científica: o uso de materiais técnicos se faz presente, tais como: manuseio de raios-X, seringas para exames de sangue entre outros instrumentos necessários;
  • Excelentes habilidades de comunicação: ao transmitir informações, por vezes difíceis para seus clientes, deve se fazer com leveza. Afinal, será indispensável explicar claramente instruções de cuidados que devem ser realizados em casa pelos donos dos animais. Isso inclui escrever notas detalhadas e, muitas vezes, dar opiniões do ponto de vista de um especialista em apresentações, discursos e relatórios clínicos.

Como é o mercado de trabalho?

mercado de trabalho medicina veterinaria

No cenário brasileiro, 85,74% dos profissionais de Medicina Veterinária atuam percentualmente nas seguintes áreas: 71,11% no campo da agropecuária e os outros 14,63% no ensino

Os dados apresentados são do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que contribuiu para o delineamento do perfil do mercado de trabalho do médico veterinário. Menos da metade dos informantes recebem mais de 12 salários mínimos mensais e 38,39% possuem remuneração entre um a nove salários mínimos. 

A maioria dos habilitados atuam cuidando da alimentação de animais de grande porte e dividem o cotidiano de trabalho entre seus consultórios, fazendas, haras, sítios e ranchos prestando serviços aos criadores. 

Esta dinâmica híbrida de tarefas faz com que as atividades sejam realizadas ao ar livre em todos os tipos de clima. Em determinados casos, podem realizar cirurgias e procedimentos clínicos para salvar a vida dos animais em locais distantes. Enquanto outros desempenham suas funções em clínicas e hospitais particulares. 

Os veterinários que trabalham em inspeção e segurança de alimentos também viajam para fazendas, matadouros e frigoríficos para inspecionar a saúde dos animais e garantir que a instalação siga os protocolos de segurança.

Se identificou com o perfil dessa profissão? Então planejar sua entrado no curso de Medicina Veterinária é o primeiro passo. Baixe o Ebook que a Faculdade Alis preparou com todas as informações que você precisa para avançar na sua carreira. 

Baixe o E-book de Medicina Veterinária da Alis Itabirito.

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.