med-veterinaria-serra-dourada-alis

Medicina Veterinária e a atuação em animais de grande porte

Clarisse Gontijo

Talvez você ainda não saiba, mas nem todo veterinário trabalha apenas em clínicas com animais de pequeno porte. Esse profissional também é bastante requisitado em fazendas, indústrias de alimentos de origem animal, centros de controle de zoonoses, órgãos fiscalizadores, institutos de pesquisa, universidades e zoológicos, atendendo, inclusive, animais de grande porte.

Embora a atuação dos médicos veterinários seja mais comum no contexto urbano, é no meio rural e no meio silvestre onde encontramos muitas oportunidades e desafios. Veja como ser um veterinário de grandes animais. 

O que os médicos veterinários fazem?

A Medicina Veterinária é a ciência que estuda, previne e trata as doenças dos animais. Sendo assim, os médicos veterinários possuem uma ampla carreira, acompanhando a saúde tanto de animais domésticos como de animais silvestres. 

Além de executar procedimentos emergenciais e de rotina, como a administração de medicamentos e a realização cirurgias, os veterinários são responsáveis pela nutrição, pela vacinação, pela reprodução, pela sanidade e pelo controle de doenças, podendo, ainda,  desenvolver pesquisas sobre a saúde, a genética e a evolução dos animais. 

med-veterinaria-grande-porte-serra-dourada-alis

Como é o mercado de trabalho da Medicina Veterinária?

Para os veterinários que desejam trabalhar com animais de grande porte, o agronegócio pode ser uma carreira promissora. Na indústria da carne, por exemplo, esses profissionais podem realizar pesquisas para o melhoramento genético bovino. Em uma fazenda, poderão ser convocados para avaliações periódicas de rebanhos. 

Também é possível seguir carreira no exército, na polícia ou na Veterinária esportiva. Nesses três contextos, os médicos veterinários são fundamentais para cuidar não apenas de cães, como também de cavalos. Aqui, o grande desafio é manter a saúde do animal em dia para que ele possa cumprir com suas tarefas e ter alto desempenho.

Zoológicos, parques e instituições como o IBAMA são outra opção para atuar na Medicina Veterinária, ainda mais se você gosta de aventura e pretende trabalhar com animais silvestres e selvagens. Esta área exige especialização e nela você poderá tratar animais resgatados até que retornem à natureza, além de realizar pesquisas em laboratório e em campo para garantir a saúde e o bem estar de bichos que, apesar de viverem em habitats bem diferentes dos gatos e dos cachorros, também precisam de cuidados.

curso de Medicina Veterinária

Para trabalhar com animais de grande porte, você terá que ser um pouco mais sistemático e "rústico". Digamos que você precise realizar uma cirurgia em um cavalo. Ao contrário de um cachorro, ele não irá dormir com a anestesia, pois, no caso dos equinos, as anestesias são locais. Isso quer dizer que você terá que fazer todo o procedimento em pé, correndo o risco de levar um coice! É claro que existem técnicas para evitar que isso aconteça, mas ainda assim é preciso muita cautela.

Contribuir para a saúde animal, em especial dos de grande porte, exige dedicação, paciência e muito estudo, mas ainda assim é uma área extremamente gratificante. 

Consegue se imaginar nessa profissão? Quer aprender como ser um veterinário? A Unidade de Ensino Serra Dourada - Itabirito tem um curso especial para você! Baixe o e-book e receba mais informações.

Curso de Medicina Veterinária

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.