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Empreendedorismo feminino: as mulheres no mundo dos negócios

Há muitas décadas as mulheres vêm lutando para garantir uma condição e posição mais igualitária na sociedade, como direito a educação, ao voto e a sua independência financeira. Nesse contexto, as mulheres estão cada vez mais quebrando barreiras e conquistando espaço que antes, eram exclusivos aos homens.

Diante do nosso atual cenário empresarial, podemos afirmar que as mulheres estão quebrando mais um paradigma, e ocupando mais um posto frente a igualdade de gênero: o empreendedorismo! Afinal, lugar de mulher também é nos negócios, e elas estão provando que entendem de gestão e resultados. 

Apesar dos desafios de ocupar um espaço historicamente masculino, as empreendedoras estão alcançando os homens e alcançando espaços ano após ano, em busca do reconhecimento e igualdade de oportunidades. 

empreendedorismo feminino caminha a passos largos, muda a cara do mercado. Nos últimos anos, a quantidade de negócios abertos por mulheres mais que dobrou, e promete avançar ainda mais nos próximos anos.

Cada vez mais empresárias atuam no mercado, apesar de ainda sim, existir desafios que permeias o empreendedorismo femininos. Neste post, vamos entender um pouco desse universo de mulheres empreendedoras, dando algumas dicas para você mulher que deseja empreender e listar algumas carreiras destaques, vamos lá?

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O que é empreendedorismo feminino e qual a sua importância?

O empreendedorismo feminino nada mais é doque iniciativas empresariais realizadas por uma ou mais mulheres juntas.

Apesar de muitas das vezes remetermos a ideia de mulheres no ramo empresarial como grandes empresas e ramos, pequenas produtoras locais e profissionais individuais também compõem esse polo de empreendedorismo no país.

Em um sentido mais amplo, o empreendedorismo pode ainda ser entendido, como iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em cargos de alto escalão dentro das empresas.

O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – define o empreendedorismo como: “Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre a criatividade e a imaginação.” Isso mostra que o perfil empreendedor não se típica apenas às mulheres que abrem o seu próprio negócio, mas sim, aquelas que têm uma postura focada na determinação, quebrando paradigmas, utilizando a coragem. É ter uma visão diferente para olhar em sua volta e avistar novas oportunidades para inovar dentro de um mercado que, muitas vezes, está estagnado, ou seja, explorar novas formas de ter lucro!

Essas ações são muito benéficas para a economia e para a sociedade como um todo. Isso porque, com a participação das mulheres nos negócios, as perspectivas se tornam ais diversas, inclusivas e inovadoras.

Assim, o empreendedorismo feminino é importante não só para aquelas que decidem criar um negócio. Ele ajuda a transformar as empresas e a realidade de diversas mulheres. Tais atitudes garantem novas visões de mercado, inspiram outras mulheres a alcançar independência financeira e movimentam a economia.

Hoje, já existem 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicada em 2019 pelo Sebrae em parceria com o GEM - Global Entrepreneurship Monitor.

Dicas para mulheres que desejam empreender

Como vimos, empreendedorismo feminino é mais que mulheres abrindo empresas. Trata-se de uma ferramenta de transformação social, seja ela por necessidade e mais flexibilidade, horários definidos pela própria empreendedora, dificuldade de encontrar colocação no mercado ou realização profissional.

Se você também quer fazer parte dessa mudança, confira algumas sugestões de como começar:

Realize um estudo do mercado

Um novo negócio surge para satisfazer uma demanda de mercado. Dito de outra forma, você deve entender quais são as necessidades do público, isto é, quais serviços ou produtos estão faltando em sua região. Escolha uma área de seu interesse e invista!

Planeje a estrutura do seu negócio

Agora é hora de organizar o orçamento. Preveja os custos para adquirir materiais, instalar maquinário, contratar equipe, divulgar os serviços e fazer o que mais for preciso para entrar em operação. Se você não tem muito capital inicial para investir, deve buscar uma linha de crédito compatível com seus possíveis ganhos. Lembre-se de pesquisar sobre impostos e enquadramento tributário.

Se capacite

Existem organizações que ajudam pequenas empreendedoras a tirar um projeto do papel. O próprio Sebrae oferece consultorias que dão ótimas dicas para quem está começando. Junto a isso, leia sobre administração, gestão de pessoas, marketing, finanças e vendas

Participe de networking

Sabe aquela história de que sozinhas vamos mais rápido, mas juntas vamos mais longe? Essa lógica se aplica perfeitamente ao empreendedorismo feminino. Conheça outras empresárias, em encontros presenciais ou em grupos pela internet, para fortalecer parcerias (elas poderão se tornar fornecedoras, clientes ou até mesmo sócias).

Carreiras destaque para sua inspiração

Por trás da trajetória de sucesso de muitas empresas, existem várias mulheres empreendedoras que contribuíram ativamente para isso. Ainda, que fizeram e fazem o seu papel de forma excepcional, mostrando que a arte do empreendedorismo pode ser realizada por ambos os sexos.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, separamos algumas trajetórias de mulheres empreendedoras, para te inspirar a entrar n mundo do empreendedorismo feminino:

Cristina Junqueira – Nubank

Cristina Junqueira, é co-fundadora do Nubank, mãe, esposa e vice-presidente da maior fintech brasileira e, um dos maiores exemplos de liderança feminina do país, em um setor predominante masculino. 

Atualmente, seu empreendimento já conta com 10 milhões de clientes. O negócio revolucionou os serviços financeiros, oferecendo um cartão de crédito sem banco. O grande diferencial é a facilidade em obter os serviços de forma completamente on-line.

Algumas pessoas podem até não saber o que é uma fintech (abreviação de financial technology ou tecnologia financeira, em português), mas o Nubank é o banco digital mais popular da atualidade, com mais de 26 milhões de clientes. Em 2018, atingiu o status de startup unicórnio com “valuation” de US$ 25 bi. Seu primeiro produto, um cartão de crédito ‘roxinho’ sem anuidade, já é usado por mais de 13 milhões de pessoas. 

O ano de 2020 foi um ano de sucesso e reconhecimentos para a carreira de Cristina Junqueira. Três dias antes de dar à luz a sua segunda filha, foi reconhecida na edição 2020 das Mulheres Mais Poderosas do Brasil segundo a revista Forbes e posou para a capa com uma barriga de 40 semanas de gestação.

Janete Vaz e Sandra Costa - Laboratório Sabin

As bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa já eram amigas quando se tornaram sócias. Janete conta que, desde criança, observava o pai fazendo negócios no alpendre da casa. Sandra lembra a inspiração empreendedora de sua mãe, costureira que fez da sua profissão um grande negócio e foi seu exemplo de coragem. Honestidade, sinceridade, palavra, trabalho… Os valores herdados da família foram trazidos para o Sabin e fizeram dele um dos melhores lugares para trabalhar no país.

Com muita humildade para aprender, essas duas mulheres empreendedoras começaram buscando credibilidade junto à classe médica e perceberam o quanto precisavam se capacitar. “Nós não sabíamos fazer gestão, éramos duas farmacêuticas”, comenta Janete. Com apoio de profissionais especializados, o Sabin, que começou com três funcionários, alcançou a marca de 2000.

Luiza Helena Trajano - Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano é uma das mulheres mais poderosas do Brasil. Por 24 anos, esteve à frente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas do varejo do país, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados. Só em 2019, as vendas totais do Magalu foram de 27,3 bilhões de reais.

Durante seus quase 30 anos de trajetória, recebe centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder – ficou em 1º lugar, nos dois últimos anos, como líder de negócios com melhor reputação no Brasil, de acordo com a Merco, e também como a única executiva brasileira na lista global do WRC – World Retail Congress.

Luiza Helena Trajano é um grande exemplo de liderança no Brasil, uma líder que assume sua responsabilidade em reduzir desigualdades para potencializar o crescimento do país.

 

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