pexels-photo-2292837

Graduação em Direito: quais as profissões um Bacharel pode exercer?

Estefânia Nascimento

 Ao contrário do que muitos podem pensar, a formação em Direito não se limita à atuação na advocacia. Na verdade, são diversos ramos de atuação em que o Bacharel pode atuar.

Esse é um curso que permite muitas opções de carreiras, onde inúmeras áreas se comunicam entre si e várias especializações são possíveis para que escolhe essa graduação.

Conhecer o leque de oportunidades do setor é importante até mesmo para quem já está exercendo a profissão, e pretende se especializar para seguir novos rumos na carreira, por exemplo.

Se interessa pelo curso e quer conhecer algumas das áreas de atuação que o Bacharel em Direito pode exercer? Então acompanhe esse post!

BACHARELADO EM DIREITO

Inicialmente, cabe explicar como obter o Bacharelado em Direito.

O primeiro passo para se tornar Bacharel em Direito é o estudante se matricular em uma faculdade, e realizar o curso de Direito que tem durabilidade de 5 anos.

Após a finalização do curso, o aluno que cumprir todas as suas obrigações acadêmicas, como conclusão de disciplinas e cumprimento de carga horária, participa da cerimônia de colação de grau, onde é outorgado pelo Reitor da instituição o posto de Bacharel.

ATUAÇÃO NAS ESFERAS PÚBLICAS E PRIVADAS

O Bacharel em Direito pode trabalhar tanto na esfera pública, quando na esfera privada, sendo que em ambas as opções, algumas áreas necessitam da obtenção da famosa carteirinha da OAB, ou ainda a prática da advocacia.

No setor público, diante de diversas carreiras existentes para o ramo, grande parte dos Bacharéis são atraídos pela estabilidade do cargo, sem contar que na grande maioria das vezes, pagam salários iniciais altíssimos se comparados ao mercado privado.

Na área privada, os departamentos jurídicos de grandes empresas são uma ótima oportunidade para ganhar espaço no mercado de trabalho, podendo com esforço e dedicação chegar até mesmo a ocupar cargos de direção nessas empresas.

QUAIS ÁREAS EU POSSO ATUAR SEM OBTER A OAB?

Professor Acadêmico

O Bacharel em Direito podem atuar ministrando aulas em faculdades em áreas como: Direito Empresarial, Penal, Civil, Ambiental, Administrativo, Constitucional, dentre outras.

Para ser capacitado para essa ministração, ele deve realizar um mestrado, doutorado ou, preferencialmente, pós-doutorado na área desejada.

Nessa área acadêmica, ele poderá ainda buscar a especialização para ministrar aulas em cursos preparatórios para estudantes ou bacharéis que desejam realizar o exame da ordem ou concursos públicos.

Correspondente Jurídico

Outra opção é a atuação como correspondente jurídico, onde o Bacharel auxilia outros advogados, solucionando em conjunto as demandas jurídicas.

Nessa função, ele nunca atuará como advogado no processo, mas poderá sobre a supervisão de um profissional da área que obtiver a carteira da OAB, praticar todos os atos privativos de advogados.

Essa é uma função benéfica para os Bacharéis que desejam estabelecer uma rotina profissional mais autônoma.

Jurista

O Bacharel em Direito pode atuar em pesquisas e estudos no universo jurídico. Então, se você adora pesquisar, analisar decisões jurisprudenciais de outros tribunais ou países, essa pode ser a sua oportunidade de carreira.

Um Jurista pode ministrar palestras, escrever livros ou apostilas de apoio. Geralmente, ele se dedica a uma área específica do Direito, se tornando uma autoridade doutrinadora sobre aquela matéria.

Cargos Públicos

Além das áreas citadas acima, o Bacharel em Direito pode atuar no setor público. 

Esses cargos são alcançados através de concursos e ocorrem nas esferas municipais, estaduais ou federal, ampliando assim as oportunidades para o profissional.

Veja abaixo algumas opções:

  • Análise Judiciária
  • Auditor da Receita Federal
  • Consultor legislativo
  • Defensoria Pública
  • Delegado de Polícia
  • Diplomata
  • Escrivão da Polícia Militar
  • Oficial de Justiça
  • Oficial da Polícia Militar
  • Promotor de Justiça

Agora que você já conhece o que faz um bacharel em direito e entende melhor a distinção entre as áreas jurídicas pública e privada, o próximo passo é escolher a Faculdade Alis para realização do seu sonho!

Para ingressar na Alis é fácil! Basta você se inscrever no vestibular através do site, e realizar a prova de redação online.

Os resultados são disponibilizados ao final da avaliação, onde o candidato será direcionado para o blip, recebendo atendimento online para dar continuidade na matrícula.

Faça sua inscrição e comece a planejar a sua carreira jurídica!

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.