fisio esportiva alis 02

Fisioterapia Esportiva: Conheça essa modalidade de atuação do profissional fisioterapeuta

Clarisse Gontijo

O interesse pela prática esportiva tem crescido cada dia mais no país. As pessoas estão ficando mais atentas sobre a importância de levar uma vida mais ativa. Com isso, crescem também lesões que atingem especificamente o atleta. É aí que entra a Fisioterapia Esportiva.

O profissional é o responsável por atuar junto às pessoas que praticam uma atividade física repetitiva regularmente. Você encontra um Fisioterapeuta Esportivo em clínicas particulares, clubes e academias, por exemplo.

Mas como é a atuação desse profissional? Como seguir a carreira? Saiba tudo sobre a Fisioterapia Esportiva no texto!

fisio esportiva alis

O que é Fisioterapia Esportiva?

A Fisioterapia Esportiva atua com atletas em duas frentes: a prevenção de lesões e a reabilitação. Ela não necessariamente é direcionada para profissionais, os atletas amadores ou de fim de semana também necessitam desse profissional.

O Fisioterapeuta atua desde casos mais simples até sérias lesões que podem demorar a recuperar.

O trabalho de prevenção implementa exercícios no dia a dia do atleta a fim de reeducar o corpo. A correção postural é um exemplo dessa reeducação. O Fisioterapeuta esportivo também avalia a pessoa para identificar possíveis problemas, como o desequilíbrio muscular e o desempenho biomecânico durante o exercício. Após essa avaliação, o Fisioterapeuta irá oferecer uma rotina de exercícios direcionada e pessoal. A melhora da performance do atleta acontece como uma consequência do trabalho da Fisioterapia do Esporte.

Quando o foco é a reabilitação, o Fisioterapeuta Esportivo atua em conjunto com o médico. O objetivo é a recuperação do atleta para que este volte a sua prática esportiva. Após a lesão, o atleta pode ficar um tempo parado, por isso, uma das funções da reabilitação é recuperar o condicionamento físico da pessoa.

Assim, vemos como a área da Fisioterapia Esportiva é fundamental. O corpo de um atleta, seja ele profissional ou não, funciona de forma diferente dos demais corpos. Por isso a especialização na área.

Desafios da área

Um dos desafios é a variedade dos esportes. Cada um exerce um impacto diferente no corpo do atleta. Consequentemente, a prevenção e a recuperação também são diferentes. O Fisioterapeuta Esportivo precisa estar preparado para lidar com os problemas de cada esporte.

O outro desafio da área da Fisioterapia Esportiva é correr contra o tempo. Principalmente se está lidando com o atleta profissional. A pressão exercida pelo time, patrocinador, mídia, treinador, fãs e pelo próprio atleta é grande. Assim, o tratamento precisa ser eficiente e rápido para que o atleta retorne às atividades no menor tempo possível.

Como ser fisioterapeuta esportivo

Interessou-se pela área e está querendo saber agora como ser um Fisioterapeuta Esportivo?

O primeiro passo é fazer um curso de graduação em Fisioterapia reconhecido pelo MEC. O curso de bacharel possui duração de 5 anos e irá habilitar o estudante a atuar com a Fisioterapia comum.

Após a graduação você precisará se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) do estado em que você atuará.

Em seguida, é fundamental ainda uma especialização na área de Fisioterapia do Esporte. Assim, você estará apto a atuar nessa área tão promissora!

Agora que você já sabe como ser Fisioterapeuta do Esporte, dê o primeiro passo para o futuro. Conheça o curso de Fisioterapia em Minas Gerais!

Ainda tem alguma dúvida sobre a Fisioterapia Esportiva? Deixe nos comentários!

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.