A Biomedicina é uma das mais promissoras carreiras da área de saúde. Este campo de conhecimentos que vem crescendo e ganhando destaque diante por ofertar um leque de possibilidades na carreira profissional.
De acordo com o CRBM, o biomédico pode atuar em 31 áreas diferentes, desde pesquisas, exames laboratoriais, análises clínicas de pessoas e de alimentos, entre muitas outras — tudo a partir da investigação biológica das doenças humanas. Mas, além desse trabalho mais generalizado, o profissional pode se especializar em diferentes esferas da área, como a farmacologia.
Ficou curioso(a) e quer conhecer mais dessa área? Então continue lendo esse post até o final e descubra tudo sobre farmacologia!
O que é farmacologia?
A Farmacologia é a área médica que analisa a ação de um fármaco, definido como qualquer produto produzido de forma natural ou endógena que tem efeito bioquímico ou fisiológico no organismo. Objetivamente, é o estudo das interações que ocorrem entre um organismo vivo e os produtos químicos que afetam a função bioquímica. Se as substâncias possuem propriedades medicinais, elas são consideradas produtos farmacêuticos.
Em sua totalidade, abrange o conhecimento das fontes, propriedades químicas, biológicas e efeitos do uso terapêutico das substâncias. Essa é uma ciência fundamental não só para a medicina, mas também para farmácia, biomedicina, enfermagem, odontologia e medicina veterinária. Os estudos farmacológicos abrangem os efeitos de agentes químicos sobre mecanismos subcelulares, potenciais perigos de pesticidas e herbicidas, tratamento e prevenção das principais doenças por terapia medicamentosa.
Através da farmacologia, são investigados como os medicamentos interagem com os sistemas biológicos, in vitro ou in vivo, para que se possa prever o efeito que tais substâncias têm nos seres humanos. Entre os campos mais relacionados com a Farmacologia, estão a Toxicologia e a Bioquímica.
E como um biomédico se torna farmacologista?
A atuação de um profissional de biomedicina na farmacologia consiste na realização de estudos sobre os efeitos dos fármacos no organismo humano e suas interações com outras substâncias a partir do estudo de suas propriedades físicas, químicas e bioquímicas para o desenvolvimento de novos medicamentos.
Para obter a habilitação na área, o Conselho Federal de Medicina determina que os biomédicos devem realizar cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, reconhecidos pelo MEC.
Biomédico farmacologista na prática
Na prática dessa especialização, o biomédico compreende como os fármacos funcionam para que possam ser utilizados de forma eficaz e segura nas terapias existentes. Também realiza pesquisas para auxiliar a descoberta e o desenvolvimento de novos medicamentos, com a colaboração de outros investigadores.
A análise envolve coordenar ensaios de absorção, distribuição, metabolismo e excreção de um fármaco pelo corpo humano. Com grande parte do trabalho realizado em laboratório, a farmacologia faz parte de uma ampla equipe de investigação científica.
Gostou de conhecer essa área da Biomedicina e deseja ingressar no curso? Saiba que o vestibular da Faculdade Alis Itabirito está aberto para quem quer adentrar na profissão!
Não perca mais tempo! Conheça os meios de ingresso que a Alis oferece e realize seu sonho!