A apresentação da mostra de Plano de Negócios contou com a participação da Coordenadora do curso Patrícia Nonato e dos professores Denis Donato e Anderson Guimarães. Houve ainda dois convidados especiais: a professora Jucilene Gomes Pereira e o empreendedor Giovanni Santoro – co-fundador do projeto Dazideia.
CONHECENDO UM POUCO MAIS DO PROJETO DAZIDEIA
Giovanni Santoro Junior é formado em Tecnologia e Gestão, tendo como principal desafio a conexão de pessoas e ideias através do Dazideia, que por meio da produção de eventos, conteúdos e conexões com instituições, impulsiona o sucesso de negócios inovadores.
SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO EVENTO
A abertura do evento saudou os convidados e ressaltou a importância das mudanças que o mercado vem sofrendo, a partir do acompanhamento e planejamento diário das empresas.
Dada a palavra ao professor Denis Donato, o mesmo declarou que “esse projeto faz total diferença e que estar compondo uma academia, vivenciando e alimentando-se de teorias é sempre positivo, mas tendo oportunidade de ver a pratica através de um projeto como esse é algo espetacular”.
Em complemento, Jucilene Gomes frisou que essa ponte, alinhando teoria e prática, é uma grande oportunidade para o corpo discente. “Diante dessa oportunidade oferecida pela instituição, não existirá mais fronteiras entres encontros ricos em conhecimentos”, declarou.
Como considerações iniciais, Giovani Santoro fez uma breve apresentação do seu projeto pessoal, dizendo que hoje o Dazideia é “muito mais que uma empresa, hoje se tornou um movimento de uma comunidade catalizadora de inovação, que produz conteúdo online e promove eventos dentro e fora do Brasil”. Salientou ainda que o posicionamento da faculdade em aderir à utilização de módulo pitch oportuniza profissionais a se conectarem de uma forma renovadora.
APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
O cronograma de apresentações da mostra de Planos e Negócios contou com 06 grupos, apresentando ideias criativas e inovadoras, sendo inserido ao final de cada apresentação as considerações feitas pelo convidado Giovanni Santoro.
Grupo 01 – Hotgames
O projeto foi desenvolvido para apresentar a ideia de um espaço inovador para o município de Itabirito e região, tendo em vista que o concorrente mais próximo está a cerca de 50 km. Trata-se com um espaço de jogos que atenderá o público de todas as idades, contando com muitas opções de jogos e engajamento especial aos amantes de jogos online.
Como modelo de negócio, o grupo aposta em pulseiras com tecnologia High Tech, onde o cliente realiza uma recarga do valor desejado e faz a liberação dos jogos somente com a aproximação da pulseira no leitor dos brinquedos e painel de jogos.
O projeto funcionaria todos os dias da semana, do horário de 12 às 22 horas, e supriria a falta de opção de lazer da região. Anunciaram ainda um plano de ofertas de descontos, que serão renovados mensalmente.
A administração do empreendimento contará com 03 sócios, sendo um administrador geral e financeiro, um responsável pela área de marketing e um responsável pela área de atendimento.
A empresa possuirá um amplo espaço de instalação, e contará em suas dependências com praça de alimentação, mediante pagamento de aluguel mensal.
Como levantamento financeiro, considerando a sazonalidade do período considerado de férias - julho – dezembro/janeiro – gozará de lucratividade de 20,07% e contará com a rentabilidade de 60,44% anualmente.
O grupo apresentou ainda em complemento ao seu projeto, dados de que o ramo de games vem crescendo. Segundo eles, hoje o Brasil ocupa a posição 13° lugar como o maior mercado de games do mundo e o 1° lugar da América Latina.
O grande número de desenvolvedores de jogos brasileiros são residentes do Sudeste, que por ser a região da sede da sociedade, colocaram em pauta a formação de parcerias com os desenvolvedores para jogos e brinquedos, e a possibilidade de expansão do negócio com a busca de investidores.
Em considerações, Giovanni deu dicas de trazer para apresentação a implicação de um problema, apresentando uma solução social, como por exemplo, jovens de utilizam entorpecentes ou praticam “rachas” que poderão traçar outro caminho de vida. Ressaltou ainda, o pensamento de uma estratégia para que os clientes tenham o estimulo de saírem de suas casas para irem jogar online no negócio, como o desenvolvimento de campeonatos ou a disponibilização de uma tela de 200 polegadas.
Grupo 02 – Sorveteria Sabores De Santa Bárbara
Esse projeto teve como ponto de partida um sonho que o Sr. Valdir - pai de um dos integrantes do grupo - tem e poderá se tornar realidade!
O Sr. Valdir, que sempre trabalhou com empresas, queria ser caminhoneiro, mas que com passar do tempo a vida foi mudando e dando rumo a outros sonhos.
Já aposentado de suas funções, estava passando por uma sorveteria e observou um anuncio que dizia: precisa-se de vendedor de picolé! Ele que é morador da cidade de Mariana, foi aprimorando suas vendas e fazendo novos laços, encontrou um fornecedor na cidade de Santa Bárbara firmando parceria, e por ter devoção a Santa Bárbara, seu empreendimento recebeu esse nome.
Com isso, o grupo abraçou a ideia do empreendedorismo do Sr. Valdir e com intuito de dar um up em seu ramo empresarial, desenvolveram a mostra totalmente voltada para o segmento.
O município de Mariana – cidade histórica que conforme o último censo do IBGE (2010), conta com 55.000 habitantes - recebe centenas de turistas anualmente. Com base nisso, o grupo propõe a instalação da empresa em uma galeria localizada no Centro da cidade.
Tendo como diferencial para alcançar turistas e moradores, o projeto conta com um cardápio que acompanhará as estações do ano. Além das variedades de sorvetes e picolés, conta também com as deliciosas sobremesas quentes, além de saladas de frutas, bombom na taça, banana split e o fascinante Sorvete Tailandês, onde a Sorveteria Santa Bárbara será a primeira da região a servir essa opção.
Terá ainda como opção de serviços, em meses com menores receitas, a locação da máquina para fabricação de sorvete tailandês na produção especial de eventos.
Como canais de venda, possuirá além da loja física, o serviço de delivery para vendas online feitas através de aplicativo. Disporá também de um carrinho móvel, que traçará rotas estratégicas no município para alcance certo de consumidores.
No que tange as estratégias de marketing, o grupo utilizará as redes sociais para divulgação diária de produtos, serviços, promoções e sorteios.
Em datas comemorativas para o negócio, sendo elas aniversário da sorveteria – 12 de outubro, Dia do Sorvete – 03 de setembro e Dia de Santa Bárbara – 04 de dezembro, serão oferecidos os descontos de 20%, 30% e 50% em toda rede de produtos. Além disso, foi proposta a ideia do cartão fidelidade, que criará um elo com o cliente, que sempre será estimulado a retornar para a consumação de produtos.
Tendo como investimento inicial o valor de R$45.000,00 para custeio de maquinário de equipamentos, a empresa terá rentabilidade acima do mercado, tendo em vista as inovações que serão tragas ao seguimento na região.
Como considerações da apresentação, Giovanni parabenizou o grupo pela iniciativa de abraçar essa a ideia e colocar isso como a “história inicial, gerando conexão com o empreendimento”. Pontuou ainda algumas melhorias para apresentação, como o apontamento de um problema específico, tendo a sorveteria como a solução.
Grupo 03 – Casa Das Porções
Pensando diretamente no município de Itabirito e distritos vizinhos, o terceiro grupo propôs a ideia de um restaurante diferenciado. O problema visto no segmento foi que os estabelecimentos não se portam de grandes variedades de combinações de porções. Por vezes, até mesmo a quantidade das opções existentes são servidas em tamanhos desproporcionais ao grupo de clientes.
Com isso, os alunos apresentaram a proposta da criação de um restaurante voltado somente para esse segmento de porções, onde o cliente tem total autonomia para montar seu próprio pedido, personalizando com a variedade de opções desejadas e qual a quantidade exata do pedido.
Modelo de cardápio contará com uma média de 30 tipos de porções, proporcionando ao cliente a liberdade de escolher as frações.
Visando a parte financeira, o projeto conta com investimento de R$380.000,00, que se destinará para a reforma do estabelecimento, o fluxo de caixa e para compra de estoque. Tendo como base na estimativa de 80 atendimentos diários, o lucro mensal da empresa será de R$13.436,84, o corresponde a 6,80% do faturamento. O retorno do investimento inicial se dará de 2 anos e 7 meses, tendo em vista uma montagem de cenário de 20% de variação.
O grupo realizará o marketing da empresa através das redes sociais, apresentando sempre para clientela os produtos e promoções da casa, além de divulgação em pontos estratégicos da cidade. Apostam ainda em parceria com cervejarias artesanais, atraindo mais público para o negócio.
Em forma de finalização da apresentação, o grupo concluiu que o projeto do restaurante é viável para a região por ser algo inovador, despertando a curiosidade da população. Ressaltaram ainda que esse modelo de negócio poderá ser transformado em uma rede de franquias.
Giovanni, apresentando as considerações relevantes a apresentação, frisou que a ideia apresentada é muito válida, complementando com a dica de introdução da apresentação mais exemplificativo em casos reais, como por exemplo “estava com dois amigos em um restaurante e as porções do cardápio eram de tamanho G, havendo desperdício de produto pago”. Salientou que será válido a realização de uma pesquisa através de associações do segmento como exploração de mercado, objetivando o percentual de ocupação e o nível de procura. Finalizou sua fala concluindo na aposta no marketing da divulgação, batendo na tecla de se tratar de porções totalmente personalizadas “a porção que você quer, você tem”.
Grupo 04 – Fit Lanches
Vindo em direção do incentivo e apoio de uma vida mais saudável, o grupo desenvolveu o projeto após analisar que na cidade de Itabirito, todos os food truck’s não possuíam lanches fitness.
A deficiência do segmento despertou a idealização de suprir essa necessidade da população local e também dos distritos vizinhos, tendo como missão a produção e comercialização de refeições saudáveis com qualidade, proporcionando aos clientes uma experiência única em alimentação fitness.
A empresa que portará os três integrantes do grupo e sua atividade será sobre rodas (food truck), terá a comercialização de um cardápio variado de hambúrgueres, sanduíches e sucos fitness. Seu funcionamento será de terça-feira a domingo, do horário de 18 às 23 horas. Oferecerá também o atendimento online através das redes sociais e pelos aplicativos de delivery.
As ações de marketing para inauguração irão se pautaram em divulgação por folder explicativo do negócio, carro de som com propaganda e a promoção de cartão fidelidade. Subsequentemente, teremos as ações continuas em redes sociais promovendo os produtos ofertados, promoções futuras e parcerias com outros empreendimentos.
Em termos financeiros, estima-se o investimento de R$162.000,00, que inclui a compra de equipamentos, estoque da empresa, o capital de giro e investimentos pré-operacionais. O grupo apresentou ainda a conjectura de receita mensal de R$45.125,00, sendo ela subdivida em 57,2% de custos, 16,5% de custos fixos, 16,9% de prolabore e 9,4% de lucro, alcançando o retorno do investimento e 3 anos e 8 meses.
Por fim, como conclusão, o grupo mencionou que o mercado de comidas saudáveis vem crescendo, pois, a população “tem se preocupado mais com a vida saudável. O empresário individual que investir nesse segmento, terá um prolabore de boa receita mensal”.
As considerações apontadas pelo Giovanni foram de parabenização pela apresentação e pela plataforma utilizada, pontuando que poderiam ter incrementado o início da mostra com imagens voltadas para o segmento, o que faz uma conexão de quem assiste com o produto que será vendido. Pontuou ainda a necessidade de exploração do mercado, apontando o público consumidor e números de academias em ascensão.
Grupo 05 – Salada Vip
Objetivando a busca de clientes que desejam praticidade, qualidade, rapidez e conforto, o grupo apresentou projeto que alcançará pessoas que possuem uma rotina agitada e querem ter uma vida saudável.
A implementação do negócio que contará somente com um sócio – MEI, tem como a objetivação de alcançar pessoas que por falta de tempo ou pela opção de escolha de não cozinhar, desejam manter uma rotina de alimentação benéfica para saúde.
A propositura do projeto trata de um serviço onde o cliente poderá montar sua salada, escolhendo os ingredientes e receberá a refeição em sua casa ou onde estiverem. O mesmo segmento, que tem como finalidade o atendimento de Itabirito e região, possui hoje apenas 02 concorrentes, que além de vendas de saladas, provém a comercialização de produtos a granel e marmitas congeladas.
O grande diferencial desse projeto é a conscientização ambiental, pois todas as saladas serão servidas em um recipiente de vidro – que mantem a salada fresca, podendo ser conservada por até 05 dias em geladeira – onde no momento da próxima compra, o cliente poderá reutilizar o mesmo recipiente gozando da troca em desconto. Conta ainda como passo à frente da concorrência, a contratação de um nutricionista, que desenvolverá o cardápio e acompanhará a compra de todos os ingredientes.
Por ser um segmento exclusivamente de delivery, realizarão venda online de segunda-feira à sábado, de 09 às 15 horas, através de aplicativos e redes sociais.
Aposta em um marketing social através das redes sociais, realizando postagens diárias de cardápio e promoções, lembrando ainda do programa de fidelização e indicação, que na compra de 02 saladas, a terceira é gratuita para seu amigo. Como um incentivo a mais para os clientes, serão promovidos sorteios mensalmente, e disponibilizarão ao cliente a opção de adquirir o combo semanal promocional.
Assim, o grupo finalizou sua apresentação apontando o estudo financeiro, onde a estrutura da empresa irá se pautar em um capital social próprio de 30% e ou outros 70% será através de financiamento, contando com um lucro anual de R$20.000,00.
Em considerações, Giovanni ressaltou que a ideia do negócio é excelente, salientando apenas a ideia de iniciar as atividades empresariais na própria residência do empreendedor, planejando para o futuro a compra de um carro como modelo de negócio.
Grupo 06 – Press Shop
Visando a necessidade de empreender um negócio totalmente virtual, o grupo propôs um projeto de estampas personalizadas em camisas e moletons. Essa ideia surgiu depois que um dos integrantes do grupo – que ao ir até um shopping da capital – observou o grande número de empreendedores que comercializavam esse tipo de produto e a grande quantidade de pessoas que estavam adquirindo camisas.
A oportunidade abraçada teve impulso após uma pesquisa de mercado, no qual apontou que na cidade de Itabirito e nos distritos vizinhos não existem concorrentes que atuem no mesmo ramo, ficando ainda comprovado pelos dados da pesquisa que a cada 10 pessoas, 08 comprariam camisetas estampadas.
O modelo de negócio proposto foi de uma loja virtual, que será conduzida através da plataforma do Instagram, que contará com a ajuda de um profissional do marketing que se responsabilizará pelas publicações de venda e aumento de alcance dos clientes. O corpo da empresa será composto por um sócio e um ajudante de produção.
No que tange as vendas, os produtos variariam de valores entre R$29,90 até R$59,90, sendo eles camisetas mistas (estampas de jogos, bandas e outros), moletons e camisas personalizadas, que nessa última opção, o cliente é quem determina as informações ou imagens que irão ser estampadas. Vale ressaltar ainda, que na modalidade de camisas estampadas, a empresa oferecerá um designer gráfico para a customização exclusiva para cada cliente.
O negócio de atenderá o público de todas idades e sexo, terá uma sazonalidade em média e alta temporada, tendo uma receita total de R$280.755,00, onde a quantia de R$167.060,00 representa as despesas e R$113.695,00 o resultado operacional.
Como considerações, Giovanni enxerga o projeto como um negócio propulsor, apenas aconselhando o grupo a desenvolver uma pesquisa mais sólida de mercado, como a criação de uma simulação de vendas ou o estudo de quantidades de habitantes e vendas realizadas pelo seguimento da capital, convertendo assim os números para cidade de Itabirito. Por fim, ressaltou ainda que deve ser feito a alteração do marketing, o desvinculando do modelo de negócio.
PONDERAÇÕES FINAIS
Para encerramento do evento, a Coordenadora do Curso Patrícia Nonato parabenizou todos os grupos pelas apresentações, frisando que a ideia de manter esse canal enriquece muito a troca de conhecimentos e agrega de forma única ao município, agradecendo ao Giovanni Santoro por todas as considerações e carinho com os alunos.
Giovanni Santoro encerrou a sua participação agradecendo pelo convite e ressaltando que a instituição “está no mínimo um passo à frente em começar a transformar apresentações em formato de pitch’s, deixando muito mais dinâmica as apresentações”.
O professor Anderson Guimarães que se surpreendeu com os negócios do grupo 03 e 04, sugeriu que projetos poderiam se desenvolver no desafio de comercialização de produtos em finais de semana, e no que tange às mostras apresentadas, a essência das finanças em detalhes seria uma bosta aposta.
A professora Jucilene Gomes em suas considerações, parabenizou a instituição e a Patrícia Nonato por articular essa plataforma de apresentação para os alunos.
O professor Denis Donato afirmou que a proposta da faculdade de trazer esta pasta de conciliação com o mercado e as senhas oferecidas pelos convidados são de grandes sabedorias, aconselhando ao corpo discente absorverem e agarrarem todas as observações.
Por fim, Patrícia Nonato procedeu o encerramento do evento agradecendo a participação de todos, salientando que a mostra marcou muito seus alunos, fazendo menção de um pensamento de Bill Gates: “Não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista”.