Eng Mec

Engenharia Mecânica: conheça o mercado de trabalho

Estefânia Nascimento

Quando você pensa em Engenharia Mecânica, o que vem a sua cabeça?? Um profissional em oficina de manutenção automobilística? Esse é um pensamento muito comum, mas a atuação do profissional da área não é apenas no desenvolvimento de automóveis.

A Engenharia Mecânica está ligada ao desenvolvimento de máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria, tais como: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos e informática. Por ser uma profissão dinâmica exige dos profissionais que atuam na área foco nos detalhes, capacidade de supervisionar processos produtivos e, principalmente, saber desenvolver seu papel em equipe. 

Hoje, preparamos esse post para falarmos um pouco dessa formação. Continue lendo para saber o que faz um engenheiro mecânico e como anda o mercado de trabalho desse profissional, vamos lá?

pexels-photo-3861946

O que faz um Engenheiro Mecânico?

De forma objetiva, o engenheiro mecânico é o profissional que desenvolve, constrói, opera e realiza manutenção de máquinas e sistemas mecânicos.

Quando falamos em máquinas, falamos de equipamentos presentes no nosso cotidiano que exigiram o trabalho de um engenheiro mecânico, como o micro-ondas, a lavadora de roupas, o elevador, a batedeira, entre outros.

Mas esse profissional não trabalha somente em projetos pequenos. Obras residenciais, comerciais e mega construções também exigem a colaboração do engenheiro mecânico.

Além de desenvolver e projetar máquinas e sistemas, o engenheiro mecânico também pode atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, liderar equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas.

Seu campo de atuação é vasto. Desde o ar-condicionado da sua casa até aviões, passando pela exploração de petróleo e a indústria automobilística, a profissão de engenheiro mecânico é essencial para o desenvolvimento econômico do País.

Engenharia Mecânica: o mercado de trabalho

Por ser capaz de trabalhar em projetos simples, grandes e complexos, o engenheiro mecânico encontra ampla empregabilidade no mercado.

O mercado para os profissionais de Engenharia Mecânica está em alta. As indústrias continuam oferecendo boas oportunidades mesmo nesse período de pandemia. Outro setor que merece destaque é o da energia, principalmente no que se refere à exploração de petróleo, que não sofreu queda durante esse período.

Nesse ramo, o engenheiro mecânico atua no desenvolvimento de máquinas para perfuração de poços e também no transporte de fluídos. Sendo assim, a Petrobras se mostra como uma ótima opção para os profissionais, tanto no Brasil quanto em outros países.

O mercado de biociência também oferece boas oportunidades. Nele, o engenheiro mecânico auxilia hospitais e clínicas em processos de biomecânica, ergonomia, reabilitação, entre outros. Por fim, o profissional pode atuar prestando assessoria e consultoria em projetos industriais diversos.

Por fim, vale destacar que também é possível empreender. Isto é, ter sua própria empresa de consultoria e serviços de Engenharia Mecânica para atender clientes de pequeno, médio ou grande porte.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a Engenharia Mecânica? Então não perca mais tempo de se inscreva agora no vestibular Alis!

QUERO ME INSCREVER

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.