engenharias alis

Engenharia Elétrica, Mecânica ou de Produção? Quais as principais diferenças

Clarisse Gontijo

Você gosta de números, é realmente fã da matemática e física, por isso está pensando em fazer um dos cursos de Engenharia? Essa é uma ótima opção, com grandes possibilidades no mercado de trabalho e altos salários.

Mas, sabia que 34 cursos de Engenharia são reconhecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA)? Cada um deles possui funções bem delimitadas e grande diferença na atuação profissional.

De fato, a grade curricular das Engenharias possui pontos em comum e foco nas Ciências Exatas. Porém, isso acontece apenas nas matérias de base e os cursos ficam bem diferentes ao longo dos períodos. Além disso, a única coisa que os cursos de Engenharia têm em comum é a duração de 5 anos.

Agora ficou na dúvida? Leia o texto e saiba o que você precisa para fazer uma escolha acertada entre os cursos de Engenharia!

engenharias alis 01

Entre os cursos de Engenharia qual escolher?

Não existe uma fórmula mágica para escolher qual carreira seguir. O importante é você ter informações concretas sobre cada uma delas e buscar a que se encaixa melhor no seu perfil. Para isso, é fundamental também que você conheça a si mesmo.

Algumas das informações importantes antes de escolher a carreira são:

  • Pesquise sobre o mercado de trabalho;
  • Busque informações com profissionais e estudantes da área;
  • Veja qual a grade curricular;
  • Descubra as suas habilidades;
  • Descubra o que você realmente gosta.

Para te ajudar nessa tarefa trouxemos algumas informações sobre o mercado de trabalho para os principais cursos de Engenharia.

Engenharia de Produção

Essa é a Engenharia para quem, além de fã das exatas, flerta ainda com questões das Ciências Sociais Aplicadas. Isso porque a Engenharia de Produção atua buscando otimizar processos. O que inclui pessoas, aspectos administrativos e econômicos.

O Engenheiro de Produção pode atuar em todo segmento de empresa. Seu objetivo é o planejamento e controle, buscando a redução dos custos sem afetar a qualidade.

Engenharia Elétrica

Eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica são os nortes para a Engenharia Elétrica. O profissional é capaz de atuar com a captação, armazenamento e distribuição de energia. Além disso, é um especialista em sistemas e circuitos diversos.

O mercado para o Engenheiro Eletricista vai de grandes usinas a projetos caseiros de sistema de energia solar, passando por empresas de tecnologia e inovação.

Hoje em dia, os Engenheiros Eletricistas possuem um desafio pela frente: a busca por energia limpa e renovável. O interesse no assunto vem crescendo e a demanda por profissionais e pesquisas também.

Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico atua com a pesquisa, desenvolvimento, análise e manutenção de sistemas mecânicos. Isso inclui a área automobilística, robótica, equipamento para indústria, eletrodomésticos, equipamentos em geral.

A indústria é o principal empregador desse engenheiro que trabalha diretamente com a inovação e tecnologia. A Engenharia Mecânica atua aplicando diretamente os princípios da física e matemática em projetos mecânicos.

Conclusão

Agora você já conhece a diferença entre as engenharias, sabe qual escolher?

Tenha em mente que, caso no meio do caminho você descubra que aquele não é o curso ideal para você, você sempre poderá trocar. Se mudar de uma engenharia para outra muita matéria poderá ser aproveitada.

Conta para a gente, qual dos cursos de Engenharia em Minas Gerais você escolheu?

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.