engenharia de produção ou mecania

Engenharia de Produção ou Mecânica? qual escolher

Clarisse Gontijo

Para quem está escolhendo o que cursar, geralmente Engenharia aparece nas opções. Inclusive, é uma opção interessante para quem gosta de exatas. Mas você sabe qual a diferença entre Engenharia de Produção e Mecânica?Existem várias Engenharias que formam engenheiros. O nome é o mesmo, mas existem várias áreas de atuação. Se você vai prestar vestibular, não é bom perder tempo com indecisões sobre o curso. Por isso, elaboramos este post especialmente para você! Vamos lá?

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção oferece ao aluno um pouco de conhecimento técnico das engenharias. A partir de conhecimentos financeiros, gestão de pessoas e meio ambiente, o profissional é capaz de projetar, implantar, analisar e melhorar sistemas de produção.

Quanto ao conhecimento básico das outras Engenharias, vamos exemplificar...

No cenário de uma fábrica de automóveis, um engenheiro de produção tem que ter o mínimo de conhecimento para saber o que está sendo fabricado, se o processo está sendo executado corretamente, se está dentro dos padrões de qualidade, se há oportunidade de inovação, etc.

É uma profissão em alta no mercado, mesmo com a economia instável. O motivo para isso é que o engenheiro de produção é extremamente importante para grandes empresas, visto que seu objetivo principal é economizar recursos e melhorar a produtividade dos processos.

engenharia de produção e mecania

Quanto custa estudar Engenharia de Produção?

O valor médio para cursar Engenharia de Produção é de R$ 1.100 mensal. No entanto, é possível encontrar mensalidades mais acessíveis, principalmente em cursos EAD (a distância).

Engenharia Mecânica

Se você se considera uma pessoa curiosa, então Engenharia Mecânica é interessante para você, pois é preciso ter interesse em saber como os sistemas e mecanismos funcionam.

A Engenharia Mecânica é a engenharia que projeta, constrói, analisa e mantém sistemas mecânicos. O profissional formado na área (engenheiro mecânico) é responsável por desenvolver motores, máquinas, carros, motos e muitos sistemas que você já conhece (agradeça à esses profissionais pelo seu ar-condicionado e geladeira).

O engenheiro mecânico pode atuar em diferentes áreas. Além de projetar e desenvolver sistemas e máquinas, o profissional também pode participar de pesquisas, liderar equipes, projetar estruturas para usinas e fábricas, etc. É definitivamente um profissional essencial para o desenvolvimento econômico de qualquer país.

Quanto custa estudar Engenharia Mecânica?

O valor médio para cursar Engenharia Mecânica é de R$ 1.200 mensal. No entanto, também é possível encontrar mensalidades mais baratas, principalmente em cursos EAD (a distância).

Qual das duas Engenharias escolher?

Se você decidiu que quer fazer Engenharia, já é um bom começo. No entanto, ainda falta decidir qual das duas fazer: Engenharia de Produção ou Mecânica?

Escolher não é fácil, afinal, será sua profissão no futuro. Por isso, é importante pensar com cuidado, avaliar os pontos positivos e negativos. Para isso, listamos algumas dicas abaixo:

  •  Pesquise sobre o mercado de trabalho e média salarial
  • Converse com profissionais e estudantes da área
  • Analise a grade curricular
  •  Analise a si mesmo e veja se você realmente gosta do que vai aprender

Agora que você sabe as diferenças entre Engenharia de Produção e Mecânica, está na hora de escolher uma delas. Se você ainda se sente indeciso, baixe o nosso e-book sobre Kit para organização do tempo: administre trabalho e estudo juntos. Aproveite o conteúdo, pense com calma e pesquise bastante.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.