Assim como diversas outras graduações, o Direito é um curso com múltiplas áreas de atuação, não se limitando apenas à atuação na advocacia.
Esse é um curso que permite muitas opções de carreiras, onde inúmeras áreas se comunicam entre si e várias especializações são possíveis para que escolhe essa graduação.
O Direito Constitucional vem sendo cada dia mais desejado pelos estudantes. Isso porque a faixa salarial pode chegar até R$30.000,00 mensais, a depender do cargo exercido.
Esse ramo de tanto destaque nas garantias e direitos fundamentais da sociedade, trata da execução das leis máximas do Estado, avaliando as origens, a natureza e os efeitos do texto constitucional, bem como os responsáveis por redigi-lo.
Existem vários campos possíveis de se atuar em prol da garantia de direitos fundamentais que o Direito Constitucional propõe. Separamos uma lista com os 4 mais desejados, confira!
Delegacia
Responsável pela coordenação de delegacias de polícia, o delegado tem a tarefa de descobrir a autoria de crimes a partir da abertura de inquéritos policiais. É ele quem toma depoimentos e faz relatórios para o Juiz. Além disso, também lida no suporte de atendimento ao público em geral que recorre a uma delegacia.
Defensoria Pública
Como o próprio nome já remete, o defensor público nada mais é que um advogado pago pelo Estado para defender- sem qualquer cobrança- os interesses daqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um advogado particular. Além disso, o profissional dessa área também defende qualquer cidadão em casos de emergência.
Promotoria
Um promotor atua na área criminal, combatendo a criminalidade e fiscalizando penas. Na área cível, ele é responsável pelos interesses da sociedade (saúde, portadores de necessidades especiais, consumidor, meio ambiente, fiscalização da probidade administrativa, infância e juventude, idosos etc.) ou indisponíveis (família, registros públicos).
Consultoria Legislativa
O consultor legislativo é o profissional responsável pelo assessoramento de diversos departamentos ligados ao Senado Federal. Seu papel é de auxiliar parlamentares no planejamento e execução dessas diretrizes, com legislação e fiscalizações.
A função de um consultor é dividida em dois grupos: assessores legislativos e os assessores de orçamento. Ambos possuem formações acadêmicas diferenciadas, focadas especificamente na área de atuação.
E aí, gostou de conhecer algumas áreas do Direito Constitucional? Então compartilha esse post com seus amigos!