curso de fisioterapia

Curso de Fisioterapia: como saber se tenho o perfil?

Clarisse Gontijo

Para se tornar um fisioterapeuta, geralmente você precisa conquistar um diploma de Fisioterapia na faculdade. Veja a seguir como é, o que se estuda durante o curso e qual perfil desse profissional.

Como é o curso de Fisioterapia?

É fundamental entender os princípios básicos da profissão, desde o início do seu curso de Fisioterapia. Por quê? O fisioterapeuta faz muito mais do que apenas avaliação prática, prescrição de exercícios e reabilitação. 

A faculdade de Fisioterapia prepara o profissional para tratar e prevenir doenças e lesões, por meio de técnicas e manipulações corporais, como exercícios e massoterapia (massagem). Esse profissional diagnostica e cuida de sintomas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura.

Além de auxiliar diretamente no tratamento de pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, sejam eles idosos, gestantes e crianças. Aplicando terapias que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente.

curso de Fisioterapia

O que se estuda no curso de Fisioterapia?

No período de graduação, que dura 5 anos, você aprenderá sobre anatomia e outros aspectos da estrutura do movimento corporal, como funcionam os músculos e quais devem ser utilizados para melhorar o bem-estar de seus pacientes. 

A Fisioterapia também ensina uma variedade de habilidades para a prestação de serviços ligados à saúde humana. Disciplinas específicas preparam o aluno para atuar em diversas áreas. Veja a seguir as principais matérias presentes na grade curricular: Pediatria, Geriatria, Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Dermatologia, Ginecologia, Obstetrícia e outras.

O período de estágio é complementar ao conhecimento adquirido em sala de aula, e geralmente ocorre em clínicas universitárias, ambulatórios, hospitais e unidades básicas de saúde. 

Qual perfil de um fisioterapeuta?

Você tem dúvidas se tem o perfil ideal para ser um profissional de Fisioterapia? Veja a seguir algumas das principais competências que deverá possuir para se dar bem nesse campo de atuação.

  • Atividades de Fisioterapia: o profissional deve saber utilizar os métodos adquiridos na graduação para fornecer assistência, consciente e criteriosa aos clientes com problemas de movimento. Ou seja, deverá coletar e interpretar dados para tomar decisões diagnósticas, prognósticas e terapêuticas de acordo com os princípios da profissão de Fisioterapia. 
  • Comunicação: o fisioterapeuta precisará garantir assistência de alta qualidade aos seus pacientes, visando satisfação e bom relacionamento. Para isso, deve se comunicar de maneira clara, transparente, eficaz durante todo processo de terapia.
  • Colaboração: quando necessário, colaborar com outros profissionais de sua área de atuação, manter contato com peritos de saúde, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais. Participar de redes colaborativas e fazer o melhor uso possível dos conhecimentos disponíveis para garantir melhor desempenho na carreira. 
  • Conduta profissional: os atendimentos devem ser realizados com integridade, sinceridade e comprometimento. Assumindo a responsabilidade por suas ações e equilibrando cuidadosamente seus papéis pessoais e profissionais. 

Trabalhando dentro dos limites de suas competências, agindo de forma transparente e preparado para aceitar a avaliação de suas ações. Além de conhecer os padrões éticos e cumprir as leis e regulamentos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa profissão, que tal saber todos os detalhes, para decidir de uma vez por todas se essa é uma opção para você na universidade? Baixe agora o e-book completo do curso de Fisioterapia da Faculdade Alis

Baixe o E-book de Fisioterapia da Serra Dourada Itabirito.

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.