pexels-photo-572056

Conheça as 5 principais áreas da Administração

Estefânia Nascimento

Ao escolher um curso superior, é sempre bom pesquisar todos os campos de atuação que o mercado de trabalho oferece dentro da graduação.

Hoje, o curso de Administração é um dos mais procurados nas Instituições de Ensino Superior, e isso acontece devido as várias possibilidades de carreira que existem dentro da formação, o que traz uma gama oportunidade para ingressar no mercado de trabalho com alto nível de empregabilidade.

Além de vagas disponíveis em empresas privadas, o profissional de Administração encontra vagas de emprego no setor público, podendo prestar concursos e garantir uma estabilidade financeira.

Isso quer dizer que o profissional formado está pronto pra assumir diferentes atribuições e responsabilidades dentro de uma empresa ou outro tipo de organização, e diante de tantas possibilidades, é fundamental conhecer as áreas de maiores destaque.

Por isso, separamos 5 áreas de atuação do Administrador para que você conheça as possibilidades que o curso pode te oferecer. Confira!


 pexels-photo-3184292

Áreas de destaque na Administração

Os ramos da Administração de empresas vão se dividindo conforme as exigências do mercado, levando em conta que essas necessidades estão ainda mais aceleradas devido ao novo perfil de trabalho moldado pela pandemia.

O profissional deve estar preparado para atuar em meio a essas atualizações e mudanças, e por isso que algumas atribuições vêm ganhando mais espaço e relevância. Por isso, separamos as 5 áreas de maior destaque na Administração. Vamos lá?

Consultoria

Essa é uma área que vem sendo muito requisitada, pois proporciona a empresa uma maior flexibilidade em termos de colaboração e uma visão isenta para um diagnóstico mais concreto e planejado. 

A definição dessa área de atuação é bem simples. Assim como o termo afirma, o profissional de Administração será consultado por uma empresa na tomada de decisões estratégicas, para que sejam alcançados melhores resultados.

Gestão financeira

Um bacharel em Administração, grau certificado a pessoa que concluiu a graduação na área, está capacitado para cuidar de toda parte financeira da empresa.

É uma das áreas de atuação mais tradicionais na administração, e consiste na aplicação de técnicas e conhecimentos para proceder ao gerenciamento da receita de uma organização.

Nesse campo, o Administrador lida diretamente com os recursos financeiros da empresa, no qual há o manejo do dinheiro necessário para o devido funcionamento da companhia, no que se refere a custos, gastos e lucros.

Administração de Recursos Humanos

Além da gestão financeira, é preciso gerir os demais recursos da empresa. As pessoas, no espectro corporativo, representam os recursos humanos. Por conta disso, é necessário que exista alguém que as gerencie.

Na graduação os estudantes de Administração entram em contato com disciplinas relacionadas a área de RH e podem atuar como Gestor de Recursos Humanos. Podendo também cursar uma pós-graduação MBA em Gestão de Pessoas. 

Nessa área, o Administrador será responsável por atividades de recrutamento, seleção, contratação e treinamento de funcionários para uma empresa, além de lidar com planos de carreira.

Planejamento estratégico

Essa é uma das mais recentes áreas de atuação na administração, que consiste em um conjunto de processos gerenciais voltados à definição de metas, com o objetivo de selecionar metodologias de ação para a sua execução com base em condições internas e externas.

A área procura fazer com que os administradores da empresa busquem desenvolver e trabalhar metas de forma estratégica, direcionada, visando algo a longo prazo. Ou seja, a administração da empresa possui objetivos determinados que serão alcançados a partir de estratégias bem definidas e coordenadas por um administrador.

Marketing

No decorrer do curso, o aluno também entra em contato com a área de Marketing, aprendendo as estratégias. Por conta disso, os profissionais estão capacitados para ocupar cargos de administração e gerenciamento de marketing.

A gestão de marketing é configurada por ações de gerenciamento de todas as etapas que compõem o relacionamento entre a empresa e os seus potenciais consumidores, a fim de fortalecer a marca.

Qual área da Administração você mais gostou? Conte para a gente aqui nos comentários!

E se você quer ingressar nesse ramo tão promissor, o primeiro passo é se inscrever no vestibular de Administração! Não perca mais tempo!

VESTIBULAR TOP 1000

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.