psicologia alis

Conheça as diversas correntes adotadas pela Psicologia Clínica

Clarisse Gontijo

A Psicologia é a área dos estudos dedicado ao estudo da mente e do comportamento humano, para a promoção da Saúde mental e tratamento de distúrbios psicológicos. Por meio da terapia, os psicólogos atuam para a resolução de problemas pessoais na clínica.

Para usar o tratamento mais eficaz ao seu paciente, os psicólogos utilizam os métodos de diversas linhas teóricas de pensamento dentro da Psicologia, que são aprendidos durante a faculdade e são usados no contexto terapêutico. Você sabe diferenciar quais são elas.

Na postagem de hoje, você aprenderá as cinco principais correntes que os psicólogos seguem para orientar o seu trabalho na psicoterapia.

psicologia é pra você

Psicanálise

Conhecida pelo trabalho de Sigmund Freud, a Psicanálise é uma linha teórica que trabalha o modelo de associação livre. O processo de análise é feito através de sessões onde os pacientes falam sobre as suas questões de forma livre e fazem interpretações sobre estes elementos.

O analista não sugere o que o paciente deve saber, mas orientá-lo na interpretação dos seus sonhos e sintomas para resolver os seus problemas pessoais. A Psicanálise é trabalhada em sessões de uma hora e tem bons resultados entre seis meses e quatro anos de tratamento.

Cognitivo-Comportamental

Esta é uma linha teórica que utiliza os conceitos do Behaviorismo e das teorias cognitivas.

Ela afirma que os humanos interpretam os acontecimentos que os afetam, através de modelos cognitivos que fazem sentido em seu contexto, mas que podem levar a transtornos mentais e crenças limitantes.

Durante a terapia, o psicólogo atua para a mudança da forma que o paciente vê o mundo, por uma nova cognição para que resolva os seus problemas. Esta terapia também é feita em sessões na clínica, mas têm sido bastante usada por profissionais de coaching.

Behaviorista

O Behaviorismo é uma linha teórica que defende que os comportamentos humanos são estruturados por regras e que existem relações entre estímulos anteriores e ações e comportamentos consequentes delas na formação das atitudes humanas.

Nesta psicoterapia, os terapeutas usam técnicas que buscam estimular respostas do paciente pela exposição às causas de suas questões. Por isso, é comum que a terapia não seja restrita ao ambiente clínico, levando a transformações mais rápidas e diretas ao cliente.

Psicologia Analítica de Jung

O método analítico junguiano, é uma técnica que também considera a interpretação dos sonhos para levar indivíduos à mudanças. Porém, esta linha teórica considera os sonhos como narrativas do inconsciente, com personagens representativos em nossa mente.

A terapia busca acessar estes personagens pela imaginação ativa, onde o paciente irá expressá-lo de diversas formas, até mesmo desenhos e pinturas.

Conclusão

Nesta postagem, explicamos os elementos das principais linhas teóricas do curso de Psicologia. No entanto, existem muitas outras escolas, como a Psicologia Corporal e o Humanismo. Assim, é muito importante que o estudante analise as opções antes de optar por uma.

Quer saber mais sobre a profissão de psicólogo? Leia também sobre como seguir uma carreira na Psicologia acessando este link.

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.