pexels-alex-green-5699475

Como se portar em uma entrevista de emprego?

Estefânia Nascimento

Você recebe aquela tão aguardada ligação dizendo que foi selecionado para uma entrevista de emprego! Agora é se preparar para mandar bem e conquistar a vaga!

A entrevista de emprego pode mexer com as emoções do candidato, sobretudo daqueles que buscam um trabalho pela primeira vez.

Ansiedade, nervosismo e insegurança são apenas alguns dos sentimentos que surgem neste momento. Mas é importante não deixar que eles transpareçam para o entrevistador.

Para ir bem na entrevista, você precisa pensar no que vai dizer, como se apresentar, o que vai vestir, oratória e se preparar para as mais variadas perguntas, além de respirar fundo, e claro!

Muitas vezes, esse é o momento que alguns candidatos são eliminados e outros selecionados. Por isso, é fundamental se preparar antes de passar por este importante momento. Afinal, a forma como o candidato se comporta diz muito sobre sua personalidade, seriedade e comprometimento.

Muitas dúvidas assolam os candidatos frente ao recrutador. Pensando nisso, preparamos esse post com algumas dicas para que você possa se preparar.

pexels-gustavo-fring-3874035

Prepare e estude seu currículo

Para se sair bem em uma entrevista, a preparação, começa ao escrever o currículo. O documento serve como fio condutor dos principais pontos que serão abordados na conversa com o recrutador.

A partir disso, não se esqueça de realizar um estudo detalhado de todas as informações, isso antes da entrevista fará toda a diferença. Assim, você será capaz de falar de forma segura ao ser questionado pelo recrutador sobre a sua experiência, com exemplos de situações vividas. Aproveite para fazer uma análise da sua trajetória profissional, incluindo sucessos e fracassos.

Pesquise sobre a empresa e cargo

O primeiro passo para se dar bem na entrevista de emprego começa antes mesmo do encontro com o entrevistador. É importante pesquisar sobre a organização, afinal, esse conhecimento prévio ajuda a evitar gafes durante a conversa.

Saber o que se espera do profissional que ocupe aquela posição é essencial para ter “ponta da língua” a razão pela qual você pode ser a pessoa certa para o cargo. Nesse ponto vale desde conversar com pessoas que já trabalhem na empresa, como até visitar o local e se apresentar como candidato

Atenção com a aparência e comunicação verbal

A sua aparência é a primeira coisa que alguém irá notar. Em uma entrevista de emprego não será diferente. Procure, portanto, preservar um aspecto de seriedade e comprometimento. Sendo assim, a escolha das roupas deve ser cuidadosa.

Dependendo do cargo, talvez seja necessário se apresentar com traje social. Isso você descobrirá ao pesquisar sobre a empresa ou no próprio convite para a entrevista.

Mas, se o tipo de vestimenta adequado não estiver claro, o importante é usar o bom senso. Fuja de roupas informais e dê preferência a peças que transmitam mais sobriedade.

Além disso, atentar-se a uma oratória adequada é fundamental. Mantenha a cordialidade durante a conversa. Utilize a linguagem formal, livre de gírias e palavrões. Mas não deixe que essa formalidade toda o faça parecer antipático.

Sem esta competência, você não conseguirá de forma organizada, objetiva desenvolver suas falas. Não se esqueça de que a prática é a mãe da excelência. Treine, pratique, desenvolva esta habilidade.

Demonstre interesse e confiança

Procure manifestar admiração e vontade de fazer parte do grupo. Mas utilize o bom senso para evitar que sua atitude seja compreendida como bajulação.

Durante uma entrevista de emprego, seu interlocutor avaliará não apenas suas respostas, mas a forma como você se porta. Por isso, é importante sustentar uma postura confiante.

Ou seja, mantenha a cabeça erguida e responda às perguntas olhando no olho do entrevistador. Nada de ficar olhando para baixo, pois isso indica insegurança.

 

Fale sobre o seu desenvolvimento profissional

Além dos valores que você gerou nas empresas em que trabalhou, lembre-se também de abordar o aprendizado para o desenvolvimento profissional.

Mesmo fora da fase de aprendizado, propriamente dita (faculdade, estágio, pós-graduação), o desenvolvimento deve ser mantido. Promoções, novos projetos e equipes ensinaram o quê? Quais as novidades em cada etapa da carreira merecem destaque, na sua opinião? 

Diga sempre a verdade

Nunca minta durante uma entrevista de emprego. Jamais faça seu currículo parecer maior do que realmente é. E, principalmente, não diga ao entrevistador que possui qualidades e habilidades que, de fato, não tem.

Mentir na entrevista de emprego é um dos piores erros de quem procura um trabalho. Isso porque, mais cedo ou mais tarde, essa mentira será descoberta. Pode ser em uma fase seguinte no próprio processo seletivo ou, pior, depois da contratação.

Portanto, ao se ver diante de um requisito que você não atenda, diga a verdade. Deixe explícita sua vontade de aprender e coloque-se à disposição da empresa.

Seja você mesmo

Por fim, mesmo que você esteja ansioso ou nervoso, tente ser você mesmo na conversa com o entrevistador.

Sabemos que a entrevista de emprego gera uma grande pressão, mas, mantendo a calma e seguindo essas dicas, certamente se sairá bem!

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos esse conteúdo!

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.