como montar um currículo

Como montar o meu primeiro currículo?

Clarisse Gontijo

Ao buscar a oportunidade do primeiro emprego, a principal angústia do jovem é como elaborar um bom currículo, quando não se tem experiência profissional.

Normalmente, o futuro candidato a uma vaga ou para concorrer a postos de estágio na área escolhida, tem dúvidas sobre o que é relevante, como o uso ou não de foto, formato correto do CV, entre outras. 

Apesar de ser uma tarefa simples, alguns pontos são essenciais para se obter sucesso na busca pelo primeiro emprego. Por isso, separamos algumas dicas para lhe ajudar a montar o primeiro currículo. Confira!

como montar o primeiro currículo

Deixe claro seu objetivo profissional

O primeiro passo é definir qual é o seu objetivo profissional e quais vagas você deseja concorrer no mercado de trabalho. Seja claro e específico ao descrever suas ambições.

Se o objetivo é conquistar uma vaga de emprego na área de atuação do seu curso de ensino superior, escreva que a busca é por um estágio para colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula, por exemplo.

Além disso, atente-se ao tipo de vaga que está concorrendo e adapte se for necessário.

Destaque seus conhecimentos e habilidades

No momento de elaborar seu primeiro currículo, não foque na falta de experiência profissional. Valorize a realização de curso extracurricular.

Aqui entra a realização de aulas de informática, línguas estrangeiras e outros conteúdos que estejam relacionados com a vaga escolhida. Coloque informações de instituição de ensino, carga horária e ano de conclusão do curso.  

Indique sua formação acadêmica

Nesse item, coloque a sua formação, procurando ordenar pelos cursos realizados  mais recentemente e indo para os mais antigos. Caso ainda esteja cursando o ensino superior, indique o curso, instituição e ano previsto para a graduação na faculdade. 

Se tiver apenas o ensino médio completo, pode incluí-lo, entretanto, não há necessidade de informar o local onde concluiu o ensino fundamental.

Não minta no primeiro currículo

Essa dica vale para todos os momentos da sua carreira. O currículo é o principal atrativo para o candidato ser chamado para uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que os dados sejam verdadeiros, pois uma mentira pode ser descoberta no momento do primeiro contato do recrutador.

Uma pesquisa realizada em 2018, identificou que 75% dos profissionais de Recursos Humanos entrevistados já pegaram mentiras em currículos e eliminaram os candidatos dos processos seletivos. Seja sincero para ter mais chances de sucesso.

Foto: colocar ou não?

No Brasil, não é um hábito comum anexar foto ao currículo. Porém, algumas empresas anunciam a necessidade de presença de fotos em vagas específicas e, se for esse o caso, siga a solicitação do recrutador. Essa imagem faz parte do seu cartão de visita, então, anexe uma foto com boa resolução, apenas de rosto e que passe uma postura profissional. 

Lembre-se: a falta de experiência profissional é uma situação pela qual todo mundo passa, e o recrutador está ciente dessa realidade, por isso, o importante é destacar seu interesse pela vaga, além dos seus conhecimentos e habilidades.

Caso continue com dúvidas de como elaborar um bom currículo para primeiro emprego, alguns sites fornecem modelos para ajudar nesse importante momento profissional do jovem.

Gostou do nosso artigo? Esperamos ter conseguido te ajudar nesse desafio de conseguir o primeiro emprego.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.