Você se interessa pelo curso de Farmácia, mas sabe exatamente o que te espera após a formatura? A área de atuação de um farmacêutico é extensa e não se resume apenas à manipulação direta de medicamentos.
Uma Resolução do Conselho Nacional de Educação, de 2017, define o que faz um farmacêutico da seguinte forma: profissional da área de Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.
Ou seja, esse profissional pode atuar desde análise à fiscalização, assim como trabalhar com remédios diretamente, fica a critério do profissional!
Neste texto reunimos algumas das opções da carreira de um farmacêutico. Confira!
A indústria farmacêutica é onde o profissional atua diretamente na fabricação de medicamentos. Também desenvolve pesquisa de novas fórmulas.
Farmácias e hospitais são os setores que mais empregam o Farmacêutico. Visto que, segundo Lei Federal, é obrigatória a presença do profissional nesses ambientes.
Quem tiver interesse em seguir carreira acadêmica também pode apostar no curso de Farmácia. Após uma complementação dos estudos, o profissional pode lecionar em instituições de ensino e atuar com pesquisa acadêmica.
Sua função é explicar aos médicos como determinado medicamento funciona. Em geral, o profissional se especializa em um medicamento e sabe tudo sobre ele. O Farmacêutico pode fazer apresentações em clínicas ou ministrar palestras, cursos e workshops.
Atua em hospitais e unidades de pesquisa sendo o responsável pela manipulação de radiofármacos – remédios que possuem elemento radioativo. Normalmente esse profissional é encontrado em cargos de gerência, administração ou coordenação.
Atua em Farmácias de manipulação, os remédios fabricados nesses estabelecimentos são feitos de forma manual, sob encomenda. O Farmacêutico magistral pesa as dosagens, mistura e coloca em cápsulas. Ele também pode desenvolver pesquisas com diferentes fórmulas.
O Farmacêutico que se especializa nessa área atua com pesquisa e desenvolvimento de cosméticos. Em geral, o perfil dos profissionais que atuam com estética é bem criativo e estão sempre inovando o setor.
Já imaginou um profissional da Farmácia atuando com estudos financeiros e econômicos? É exatamente isso que um Farmacoeconomista faz! As funções e locais de atuação desse profissional são muitas. Em indústria farmacêutica o trabalho é avaliar processos produtivos. Está presente também em hospitais e clínicas ou instituições viabilizando a combinação de medicamentos para diminuir os custos sem afetar o paciente.
Essa é uma das possibilidades de atuação do farmacêutico mais curiosa e que as pessoas desconhecem. Nesse ramo, ele trabalha para solucionar crimes, podendo fazer análise de substâncias e exames laboratoriais, por exemplo. Assim, dá base para inquéritos e processos criminais.
Essas são algumas das possibilidades de carreira de um Farmacêutico. Mas, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), ao todo são 72 atividades que podem ser desempenhadas pelo profissional. A atuação não é apenas com pessoas, mas também com o meio ambiente, animais e parasitas.
Gostou da área e suas inúmeras possibilidades de carreira? Quer saber como ser farmacêutico? Acesse o site e saiba tudo! Baixe nosso ebook e saiba mais sobre o curso de Farmácia em Minas Gerais.