engenharia de producao alis 01

As atuações de um engenheiro de Produção

Clarisse Gontijo

Você tem se interessa pelas Ciências Exatas, mas também tem um pezinho nas Ciências Humanas? Possui um espírito de liderança? Tem facilidade para trabalhar em equipe? Gosta de lidar com desafios? Então você possui características fundamentais para o curso de Engenharia de Produção!

A Engenharia de Produção é uma área de muita importância para as mais diversas empresas e indústrias. O profissional é responsável por todos os processos produtivos. Conheça mais sobre as atuações de um Engenheiro de Produção no texto!

engenharia de producao alis

O que faz um Engenheiro de Produção

Raciocínio Lógico e ser bom na resolução de problemas é fundamental para a atuação do Engenheiro de Produção. Esse profissional é como o elo entre os setores administrativos e produtivos de uma empresa.

O egresso do curso de Engenharia de Produção atua buscando a otimização dos processos produtivos e sistemas de uma empresa. Aumentar a produtividade e diminuir gastos excessivos, por exemplo, são responsabilidades desse engenheiro. Visando essa economia, o profissional identifica e controla perdas na produção, tentando evitar problemas futuros.

O Engenheiro de Produção atua com uma visão global da empresa. Levando em consideração, ao mesmo tempo, os fatores econômicos, as pessoas, o meio ambiente e a responsabilidade social. Enfim, a Engenharia de Produção é uma área fascinante e com inúmeras possibilidades!

Mercado de trabalho de Engenharia de Produção

Assim como as diversas funções, o mercado de trabalho da Engenharia de Produção também é bem variado. A graduação forma um profissional realmente versátil e com ampla visão de todos os processos de uma empresa. Conheça um pouco do mercado de trabalho:

  • Empresas que prestam serviços (construtora, consultoria, hospitais, de turismo e outras);
  • Instituições e empresas públicas, municipais, estaduais e federais;
  • Instituições financeiras;
  • Indústrias em geral;
  • Agronegócio.

Com um campo de atuação tão vasto, é de se esperar um bom salário. Realmente, a remuneração do Engenheiro de Produção é bem alta. Além disso, a possibilidade de evolução no mercado de trabalho é grande e rápida. Segundo pesquisa, a média salarial, em 2019, está em R$ 7 mil reais.

Como ser Engenheiro de Produção

Gostou da atuação e quer saber como ser Engenheiro de Produção? Veja como é fácil!

O pontapé inicial para a carreira é fazer um curso de graduação em Engenharia de Produção que seja reconhecido pelo MEC. O curso possui duração de 5 anos e nesse tempo você se dedicará não só às Ciências Exatas, mas também às Ciências Sociais Aplicadas.

Após a graduação você precisará se registrar em uma entidade profissional do estado de atuação. No caso da Engenharia de produção, é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Pronto! Agora você já está apto para o mercado de trabalho!

Conclusão

Para atuar com Engenharia de Produção é importante sim a pessoa ter facilidade com exatas e se interessar por números. Porém, precisa ter outras características também, como gostar de trabalhar em equipes, saber resolver problemas de forma rápida e ter espírito de liderança.

A Engenharia de Produção é uma carreira fascinante! Apaixone-se por ela você também! Conheça mais sobre o curso acessando o site!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.