Projetos Psicologia-1

Alunos do curso de Psicologia da Faculdade Alis desenvolvem projetos socias

A turma de Psicologia da Faculdade Alis de Itabirito, vem desenvolvendo projetos sociais que buscam amparar a população que possui alguma deficiência social, contribuindo com conhecimentos técnicos adquiridos durante o curso.

A partir disso, estão sendo desenvolvidos 30 projetos que abarcam as esferas de aprendizagem, políticas públicas e grupos de reflexões, que necessitam desse amparo psicológico, com o objetivo de preservar a saúde mental desse público em conciliação com a atuação prática profissional em vários campos.

Toda essa atuação social dos alunos, acontece sob a coordenação da Professora Marcela Santos, que em conversa destacou que “orientar tantos trabalhos necessários para a promoção da saúde mental e dos direitos humanos da população, em um momento tão inóspito e difícil para todos nós, está sendo muito gratificante, e também um desafio pela complexidade do nosso contexto atual. A proposta sempre foi de proporcionar uma prática atenta aos problemas sociais, e sobretudo uma prática escolhida e construída do começo ao fim pelos alunos. Assim, todos os projetos foram criados a partir do desejo de cada um deles em realizar as intervenções. Há uma diferença entre ensinar e educar, e com as Experiências Aplicadas, eu quis transmitir a educação, ou seja, apenas ser uma facilitadora de um processo em que o aluno é o protagonista. A cada semana nas reuniões de orientações, nas conversas, eu dava o suporte teórico e técnico, mas as ideias, as intervenções são de autoria dos alunos. Poder participar de tantas iniciativas importantes é um suspiro no momento difícil da pandemia do COVID-19. Em resumo, todas as intervenções propostas têm no seu horizonte que o aluno execute de forma prática a função da psicologia, que é a de ser um agente de promoção da saúde mental e direitos humanos de todas e todos”, salienta.

CONHECENDO OS PROJETOS

POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

A proposta é escutar as demandas e os desafios enfrentados nas escolas sobre o tema “dificuldades dos diagnósticos e manejo no caso de problemas de aprendizagem.”

Já nos primeiros encontros, os alunos já atuaram nas atividades a serem construídas para os professores, como a capacitação técnica para identificação problemas de aprendizagem, manejo com alunos, manejo com os pais, espaço de escuta e acolhimento aos professores.

 A intenção do grupo é colaborar na dinâmica do ambiente escolar e propor medidas mais produtivas e assertivas na relação escola, alunos e famílias.

CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL NO ENSINO VIRTUAL

Esse é um projeto busca entender os níveis de ansiedade dos alunos que estão estudando no formato virtual e como isso vem afetando a aprendizagem.

 Também tem o objetivo de oferecer intervenções que possam atuar como métodos de relaxamento e concentração, proporcionando uma passagem mais saudável durante o processo de aquisição de conhecimentos.

PROJETO DE INTERVENÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM JOVENS APRENDIZES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL NA CIDADE DE ITABIRITO/MG

O objetivo do projeto é desenvolver com os jovens aprendizes da Rede Cidadã de Itabirito/MG, as suas habilidades comportamentais necessárias para um bom desempenho na inserção do mercado de trabalho, e na vida acadêmica desses jovens.

CAPACITAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

O projeto tem como base a relação entre a psicanálise e educação de acordo com as teorias propostas por Sigmund Freud, sendo as relações entre professores e alunos, e como isso pode influenciar no processo de aprendizagem.

Serão realizadas intervenções com a capacitação de professores do ensino fundamental, afim de apresentar o olhar da psicanálise sobre a relação entre docente e discente, bem como técnicas, metodologias ativas e novas perspectivas que possam ser aplicadas dentro da sala de aula.

ACOLHER

Esse é um projeto voltado para a terceira idade, tendo como objetivo verificar as percepções dos idosos em relação ao envelhecimento, buscando proporcionar uma promoção positiva sobre o envelhecimento e melhor qualidade de vida.

 Todo contato será realizado através da troca de cartas entre idosos e o grupo, resguardando sempre a privacidade de cada conversa.

 OS IMPACTOS NA SAÚDE PSÍQUICA EM CASOS DE ABUSO PSICOLÓGICO FAMILIAR

O projeto busca identificar por meio de uma pesquisa/ação nas redes virtuais, as

significações que o abuso psicológico familiar pode causar, e as consequências das dificuldades de aprendizagem.

A partir disso, serão desenvolvidas ações para auxiliar a vítima, na tentativa de superação das dificuldades de aprendizagem.

MUSICOTERAPIA NO CAPS AD DE OURO PRETO

A proposta do projeto é utilizar a musicoterapia como ferramenta para estimular o autoconhecimento e reflexões aos usuários do CAPS AD, sobre o mundo interno e externo, promovendo assim uma melhor forma de lidar com os conflitos causados por dependências químicas, proporcionando melhorias na saúde e na qualidade de vida.

Para isso, será elaborado dois momentos com os usuários do CAPS AD. O primeiro momento será através da música, no qual os usuários terão momentos de reflexões, podendo expressar seus sentimentos. Esse será um momento de descontração, onde terão a oportunidade de aprender sobre os sons de alguns instrumentos, como manusear, como fazer a manutenção, cantar e dançar sem receio de críticas, etc. Para isso vamos contar com a presença dos alunos do Departamento de música da UFOP. No segundo momento, será uma roda de conversa, com temas semi-estruturados de acordo com as demandas que serão levantadas com os profissionais de atendimento do CAPS AD.

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

O projeto tem como objetivo levar informações a população de temas relacionados à saúde mental, neste momento delicado que o mundo vem enfrentando.

Serão tratados assuntos recorrentes ao cotidiano, como por exemplo a ansiedade e como a psicologia pode auxiliar neste momento em que a saúde psicológica também está ameaçada.

INTERVENÇÃO AO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA OS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE ITABIRITO/MG

Com intuito de realizar intervenções na comunidade Itabiritense relacionadas a questão das violências contra os idosos, o projeto vem como forma de evidenciar e valorizar direitos garantidos por lei a terceira idade.

Tem como ponto crucial preservar principalmente a segurança dos idosos, buscando um maior envolvimento da população e proporcionando maior visibilidade à questão das múltiplas violências.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NAS COMUNIDADES

O projeto trata-se de uma pesquisa para conhecer o nível de participação social dos jovens de Itabirito/MG, nas decisões que competem ao Município.

RACISMO ESTRUTURAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

A ideia do projeto consiste em uma proposta de intervenção a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o racismo estrutural na contemporaneidade.

Para iniciar os trabalhos, será realizada uma pesquisa qualitativa através da Secretaria de Assistência Social do Município de Itabirito/MG, para uma análise crítica sobre os dispositivos existentes de resistência e combate à desigualdade racial.

PREVENÇÃO A DEPRESSÃO PÓS PARTO E CONSEQUENTE ADOECIMENTO MENTAL EM MÃES PUÉRPERAS

A proposta do projeto é prevenir o adoecimento mental em gestantes, durante e após o período gestacional. Esse é um tema cada vez mais presente nos dias atuais, principalmente com os desafios que a pandemia vem trazendo, com isolamento social.

Através do relato de uma profissional do hospital de Itabirito, a maternidade do município não tem acompanhamento de nenhuma ordem, tendo deficiência informações, acessos e estrutura adequada para acolhimento desses casos.

Portanto, o projeto propõe transmitir conhecimento e permitir o acesso aos profissionais da maternidade, as gestantes e todo seu entorno, entendendo a mulher em sua particularidade.

RELACIONAMENTO A DOIS: ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS CONJUGAIS.

O projeto visa oferecer estratégias saudáveis para resolução de conflitos conjugais, tendo como princípio básico o diálogo.

Tem como finalidade, expor aquilo que é incômodo e expressar os sentimentos, para assim obter um entendimento de ambas as partes.

NOSSO PROJETO SE CHAMA "GINÁSTICA FÍSICA E MENTAL NO BAIRRO”

A proposta de intervenção do projeto é a busca de uma socialização saudável ao público da meia idade e idosa do bairro de Lourdes, em Itabirito/MG.

A princípio, devido ao momento atual, será formado um grupo de Whatsapp para apoio online em escutas aos moradores da faixa etária buscarem amparo psicológico nesse isolamento social.

Como segundo objetivo, será de viabilizar a promoção de saúde mental e física nessa população, oportunizará encontros para trocas de experiências nas histórias de vida, considerando sugestões dos moradores em ações reais para melhoria comum, buscando a melhoria na qualidade de vida com liberdade de busca através da ginástica grupal, que será uma ação conjunta com a prefeitura, para disponibilização de profissionais qualificados da área.

Também haverá um espaço para contribuição de outros saberes científicos e populares, com profissionais de nutrição convidados, oportunizando conhecimentos em políticas públicas saudáveis através de roda de conversas.

CONHECER PARA ACESSAR

Existem muitos cidadãos que não conhecem os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social. Desconhecem também as unidades responsáveis pela organização e prestação dos serviços assistenciais de Proteção Social Básica do Suas, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), por exemplo.

O objetivo intervenção do projeto é conhecer a fundo os programas oferecidos pela Assistência Social, no intuito de colaborar e auxiliar na divulgação desses programas, visando atingir a população em situação de vulnerabilidade e risco social.

Na divulgação, o foco é apresentar as garantia de direitos, como acessar os serviços prestados em Itabirito/MG, e ainda abordar o tema saúde mental.

SAÚDE MENTAL DE MULHERES NA PANDEMIA

Esse Projeto visa contribuir para a promoção a saúde de mulheres que se auto declaram em adoecimento mental devido ao isolamento social ou pelas consequências que essa nova realidade trouxe para a rotina.

RELATO DAS VIVÊNCIAS DA POPULAÇÃO TRANSEXUAL NAS REDES DE SAÚDE DA CIDADE DE MARIANA E OURO PRETO.

O Intuito desse projeto é registrar de forma realista as dificuldades e conquistas vivenciadas cotidianamente no processo de transição de gênero.

Dessa forma, a proposta do grupo é conseguir auxiliar através de encontros online para rodas de conversa e confecção de folders, alcançando pessoas que estão passando por uma transição de gênero, ou seja, pessoas transexuais.

O objetivo é conscientizar a população das dificuldades psicológicas, emocionais, financeiras - pelos deslocamentos de procedimentos que são realizados em outros estados - dificuldade para realização de atendimentos locais na saúde de forma geral, dificuldades para arrumarem empregos e legalização de documentação.

O projeto além de ajudar as pessoas transexuais a vencerem os obstáculos, proporciona o compartilhamento de vivência a pessoas que estão passando pelo mesmo processo.

ADOLESCER SAUDÁVEL

A finalidade desse projeto é a conscientização para adolescentes voltadas para o consumo de álcool e drogas.

Será realizada uma pesquisa com adolescentes no formato de um questionário, e posteriormente ao recebimento dessas informações, será realizado um bate papo sobre o assunto, para que cada adolescente coloque suas opiniões e discussão sobre o tema.

ESTIMULANDO A AUTONOMIA

Neste primeiro momento, visando o contexto de pandemia, a proposta do projeto é levar informações e atividades que possam ser realizadas de forma simples, trabalhando a autonomia de pessoas com Deficiência Intelectual, através de uma “espécie de cartilha”, que servirá também como um “laço” que queremos estabelecer com essas pessoas as suas famílias.

Considerando que em idades menores os indivíduos possuem uma maior capacidade de aprendizagem e neuroplasticidade, a ideia do grupo é de através dos trabalhos como a psicomotricidade, seja desenvolvida a coordenação motora, em pessoas que possuam Deficiência Intelectual.

Outra grande proposta, é a realização de trabalhos com os educadores e a família, partindo do princípio que um acompanhamento familiar adequado, no sentido de carinho, afeto, atenção estimulação cognitiva - através de brinquedos, música, leitura - desenvolvimento da autonomia da criança através de incentivo oferta de tarefas apoiadas.

ENVELHECER COM SAÚDE

Pensando no envelhecimento e nas transformações decorrentes nessa fase que é a velhice, esse grupo propõe um projeto com um olhar mais atencioso aos idosos, atentando-se aos cuidados preventivos ao adoecimento psíquico dos mais velhos.

O objetivo é alcançar os idosos através dos seus familiares e pessoas próximas a eles, levando conhecimento de cuidados da saúde mental, sobretudo nesse momento de isolamento social, com ações preventivas, por meio de cartilha virtual, bate-papo com idosos por meio de ligações ou rodas de conversa com familiares virtualmente, frisando a importância de manter vínculos familiares nessa fase.

GRUPO DE REFLEXÃO "FALA JOVEM"

A intervenção proposta pelo projeto apresenta como tema a criação de um grupo de reflexão com estudantes do ensino médio em época de pandemia, abordando temas que se apresentam como desafios desse novo cenário epidemiológico, em especial a ansiedade.

A ideia é a criação de um grupo de acolhimento para jovens que vivenciam situações conflitantes, frequentemente parecidas, buscando dessa forma ajudá-las de forma eficaz na resolução destes conflitos.

QUEBRANDO O GELO

A grande exposição ao narcotráfico facilita o acesso e uso dos jovens, o que objetivou o grupo na realização de um projeto de intervenção em uma comunidade carente do município de Itabirito/MG, que tem como foco grandes incidências de tráfico de drogas e a gravidez precoce.

A ideia é facilitar a comunicação no atual contexto de confinamento social entre membros de uma família com jovens e adolescentes, que vivenciam uma fase de intensas mudanças e descoberta pessoal, através de reuniões e dinâmicas de grupo, necessárias para fornecer informações antecipadas sobre pais e adolescentes. Haverá diálogos e discussões, onde as famílias terão a oportunidade de expressar seus sentimentos sobre como lidar com os problemas causados ​​pelo uso de entorpecentes.

O foco do projeto é prevenir o uso de drogas dentro e fora do ambiente familiar, orientando as famílias para um diálogo mais acessível com seus jovens sobre questões complexas como a sexualidade.

PEGUE LEVE

Esse é um projeto voltado para mulheres, que nasceu do desejo de contribuir e incentivar o desenvolvimento de boas práticas e comportamentos alimentares, para identificação de comportamentos disfuncionais em relação a alimentação, fornecendo estratégias para melhorar essas situações através da psicoeducação.

Para além do comportamento, o grupo pretende promover um espaço aberto de acolhimento e reflexão acerca das diversas demandas trazidas pelos participantes, como por exemplo, a pressão para ter um corpo no padrão estético, os prejuízos advindos de dietas super restritivas que prometem ser milagrosas e crenças deturpadas sobre o que é ser saudável.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O projeto de orientação profissional tem como objetivo esclarecer sobre o assunto possíveis dúvidas, e proporcionar que o momento de escolha da carreira profissional seja mais assertiva, consciente e segura.

O grupo vem com a missão de orientador, trazendo mecanismos facilitadores e auxiliando na busca da profissão mais adequada para cada perfil.

DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE (COVID-19)

Esse projeto de intervenção será um grupo operativo reflexivo.

Esse método trata-se de uma oferta de ambiente que permita uma fala livre em um primeiro momento, e posteriormente com a ajuda de um facilitador, a conversa seja guiada para não perder o foco, afim de receber as experiências dos participantes, que tem foco nos profissionais da saúde. A partir desses momentos, teremos surgimento dois conceitos, sendo eles: holding (segurança no ambiente, acolhimento, sustentação) e rêverie (forma de acolher as angustias, nomeando-as e ressignificando-as) de forma notória e benéfica.

O objetivo desse projeto é compreender como está sendo o trabalho para os técnicos de enfermagem durante a pandemia da COVID-19, e como eles estão lidando psiquicamente com esse cenário.

GRUPO OPEATIVO DESTINADO AO ACOLHIMENTO FRENTE AOS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES ENFRENTAM

O grupo trás um projeto de intervenção que irá pautar-se em encontros que mostrem a acolhida dos professores frente aos desafios que eles enfrentam nessa profissão, no intuito de ouvi-los sobre as pressões que sofrem nesse âmbito.

Ouvi-los também quanto aos desafios que o novo método de aula online tem provocado em cada um. Essa proposta tem como finalidade, acolhe-los, uma vez que sabe-se o quão difícil é conduzir uma turma de estudantes, e o quão angustiados podem ficar diante dessa realidade.

INTERVENÇÃO COM JOGADORES DA BASE

O propósito do projeto é ajudar adolescentes e jovens entre 16 à 20 anos com os problemas dentro e fora do campo de futebol, no que tange a angústias, desafios, medos, entre outros.

A ideia é uma intervenção de forma clara e leve para que não fique nada enjoativo e cansativo, misturando um pouquinho do que eles gostam, com dinâmicas e indicações de filmes.

GRUPOS DE REFLEXÃO NA CASA DE APOIO DE ITABIRITO: NARRAR E OUVIR A SI MESMO

Em função do alto índice de moradores de rua na cidade de Itabirito/MG, o projeto visa proporcionar o bem estar e apoio emocional aos indivíduos por meio da realização de grupos de reflexão com os acolhidos do Albergue CASVP.

O grupo tem como objetivo o compartilhamento de histórias de vida e experiências entre os integrantes, de modo que estes tenham um espaço de acolhimento e reconstrução subjetiva.

GRUPO DE REFLEXÃO COM FAMILIARES DE PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

A meta do projeto é a criação de um grupo que proporcione aos pais e familiares a possibilidade de ter um espaço acolhedor, para que possam trocar experiências entre os integrantes, ajudando-os a lidar com os sentimentos de culpa, angústias e frustrações a partir de conteúdos trazidos por eles.

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO BRASIL

Esse projeto vem com a finalidade de intervenção na realização de um grupo operativo destinado ao acolhimento frente aos desafios enfrentados pelos professores, amparando e discutindo assuntos relacionados a vida acadêmica.

Gostou das iniciativas? Então acompanhe através das nossas redes sociais o desenvolvimento de cada projeto!

 

 

 

 

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.