diferença entre advogado e bacharel-1

Advogado ou bacharel em direito? Saiba as diferenças na atuação profissional

Clarisse Gontijo

Ao contrário do que muitos pensam, formar-se em Direito não faz de você um advogado. Todo advogado é Bacharel em Direito, mas nem todo Bacharel em Direito é advogado, pois para atuar como um ainda é preciso alguns outros detalhes.Confuso ainda? Então, saiba o que faz um advogado e qual a diferença dos dois. Vamos lá?

Bacharel em Direito

Todo aluno que se forma em Direito se torna bacharel na área. Basta estudar por, pelo menos, cinco anos, fazer inúmeras provas e ler muito (mas muito mesmo) e pronto!

Quando comparado com a carreira de advogado, é mais difícil encontrar emprego. No entanto, é possível atuar em algumas áreas do mercado, como professor, por exemplo, dando aulas em faculdades da área – nesse caso, será necessário mestrado ou doutorado no campo desejado.

O profissional formado também pode atuar como correspondente jurídico. Não atua como advogado em si, mas pode participar de audiências e despachos pessoais.

Além disso, o bacharel também pode trabalhar em órgãos públicos após ser aprovado em concurso público que não exija OAB ou experiência como advogado.

advogado ou bacharel em direito

Advogado

Até 1994 o bacharel em Direito só precisava registrar seu diploma na OAB e pronto: já poderia atuar como advogado. No entanto, no ano seguinte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabeleceu que, para atuar como advogado, era preciso passar no exame.

Hoje a temida prova da OAB é composta por duas fases. A primeira é uma prova comum com 80 questões. Já a segunda fase contém uma peça processual e cinco questões dissertativas. Passando por essas duas fases, você receberá o registro na OAB e poderá exercer a profissão.

Além de fazer o que o bacharel em Direito faz, como advogado você poderá abrir seu próprio escritório de advocacia, tornar-se sócio de algum já existente ou prestar concursos. Além disso, vale ressaltar que aprovados na OAB conseguem arrumar emprego mais rápido.

O que faz um advogado?

Basicamente, um advogado defende o interesse de seus clientes (pessoas físicas, empresas e organizações) com base nas leis existentes no país.

Com cada novo cliente, o trabalho começa com uma conversa, onde o mesmo explica sua situação e expõe os motivos pelo qual está buscando um advogado. Ele pode ter sido prejudicado e, por isso, quer acusar alguém ou está sendo acusado e precisa se defender.

Após isso, o advogado começa a tomar as devidas providências para o caso em questão.

Os casos são divididos em sete áreas diferentes:

  1. Direito trabalhista e previdenciário
  2. Direito civil
  3. Direito penal
  4.  Direito tributário
  5. Direito empresarial
  6. Direito eleitoral
  7. Direito ambiental

Se as partes não entrarem em acordo, o advogado elabora o caso para apresentá-lo ao Tribunal de Justiça. Uma vez apresentado, o profissional é responsável por acompanhar o processo, analisar regularmente e manter o cliente informado sobre a evolução do caso.

O curso de Direito possui a habilitação em bacharelado, mas para advogar você precisar ser aprovado no Exame da OAB, pois simplesmente cursar Direito não fará com que você possa trabalhar automaticamente como advogado logo após sair da faculdade.

O nosso post esclareceu suas dúvidas? Deixe seu comentário e interaja conosco! Também baixe o nosso e-book sobre Direito do consumidor e saiba mais sobre o curso!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.