adm-de-empresas-serra-dourada-alis

Administração de empresas: uma profissão sempre em alta

Clarisse Gontijo

Nos últimos anos, a Administração foi a segunda graduação com maior quantidade de matrículas, apresentando crescimento de 182% no número de formados. Em 2015, quase 600 mil pessoas cursavam Administração de Empresas no Brasil.

Esta alta procura pode estar ligada ao fato de que a faculdade de Administração é extremamente respeitada e tradicional. Porém, é importante analisar suas áreas de atuação, a empregabilidade e o atual status do mercado de trabalho no momento de escolher este curso.

Neste artigo, iremos trazer mais informações sobre a formação em Administração de Empresas, como funciona esta carreira, e entender o mercado de trabalho para estes profissionais.

A graduação 

Para compreender o que é Administração, precisamos entender o curso. Em geral, esta graduação é oferecida na modalidade bacharelado, com duração média de 4 anos. É um curso bastante amplo, que permite aprendizado sistêmico sobre o funcionamento das organizações públicas e privadas.

O curso de Administração de Empresas em Minas Gerais proporciona uma formação generalista, permitindo a atuação em diversos setores dentro da organização, como nas áreas como marketing, produção, recursos humanos e até mesmo o financeiro. Assim, este profissional saberá racionalizar a tomada de decisões e elaborar as melhores estratégias para potencializar o desempenho e resultados da empresa.

Esta graduação possui disciplinas da área de exatas, como contabilidade, matemática, estatística e economia, que permitirão o aprendizado de conceitos e técnicas importantes para o gerenciamento dos recursos de uma empresa. Ainda, matérias como comunicação, direito e marketing também são importantes e proporcionam ao graduado capacitação para aplicar nas relações empresariais, análise de mercado e comunicação com o público e funcionários.

administração-de-empresas-serra-dourada-alis

Carreira e áreas de atuação

As possibilidades de atuação do graduado em Administração de Empresas são amplas e em diversos setores, de acordo com interesse e especialização. Os conhecimentos adquiridos durante a formação também permitem a atuação como autônomo ou, ainda, empreender em seu próprio negócio.

O trabalho do administrador consiste, em sua maioria, em tomar decisões, gerenciar e liderar equipes e ações, definir estratégias e coordenar atividades e processos. Este profissional pode também participar de seleção e treinamento de funcionários e realizar controle de qualidade. Todas as atividades terão um objetivo: crescimento e lucro para a empresa.

No entanto, sua função não é simples. É preciso manter um equilíbrio entre a gestão dos funcionários e a exigência por resultados. Saber manter um clima positivo favorece a produtividade. Ainda, é preciso ser dinâmico e alinhado com os valores da organização para a qual se trabalha.

Mercado de trabalho

Em geral, o maior número de oportunidades de emprego se concentra em centros urbanos e metrópoles, ou em polos industriais. Processos de seleção para trainee também podem ser atrativos para estes profissionais, assim como órgãos públicos e ONGs.

A quantidade de opções torna este um mercado de trabalho com excelente empregabilidade e boas perspectivas. Administração é uma profissão que se mantém em alta ao longo dos anos. Por este motivo, o salário deste profissional pode ser atraente, estando na média de R$2.600. O Conselho Federal de Administração recomenda um salário de R$6.520, após cerca de 2 anos de experiência. 

Se você tem interesse em cursar Administração de Empresas em Minas Gerais, procure a Serra Dourada e saiba mais informações sobre nosso curso! Venha dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso na área!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.