Se você pretende fazer um curso superior, provavelmente já ouviu falar na metodologia científica. Esse conjunto de regras é aplicado em diversos estudos, desde as ciências exatas até às da natureza, inclusive em pesquisas em biomedicina.
O método científico é extremamente importante, pois trata-se de uma forma de unificar a análise de diversos estudos da forma mais crítica e correta possível.
Quer saber mais a respeito do assunto? Nós explicamos. Confira!
A metodologia científica ou método científico é um padrão aplicado em todos os trabalhos científicos. Na prática, ele pode ser visto nos TCCs e artigos acadêmicos.
O método científico consiste em um grupo ou conjunto de definições, como processos e fases ordenadas que conduzem a pesquisa, sempre em busca de fatos concretos e/ ou indícios que comprovem uma hipótese.
Dessa forma, a metodologia, com diversas regras que determinam um passo a passo na resolução de um problema, seja uma nova tese ou refutação de um tema existente, tem por objetivo tornar o estudo o mais confiável possível.
Portanto, ela analisa e agrega evidências empíricas, de acordo com os métodos: dedutivo, indutivo, dialético, hipotético-dedutivo e fenomenológico.
Dentro das ciências exatas e da natureza, a metodologia utiliza das seguintes etapas:
Os aspectos do método científico são: a observação, a descrição, a previsão, o controle, a falseabilidade e a descrição e análise das causas. Além disso, a metodologia científica pode ser definida em duas modalidades de pesquisa: a quantitativa e a qualitativa.
A metodologia é essencial para que os trabalhos científicos sejam conduzidos de forma coerente e justa, focando sempre no resultado fiel e mais assertivo possível.
Para o XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), no artigo “A importância da metodologia científica para a aprendizagem no ensino superior”, no Brasil, as definições do método científico tem, ainda, um papel educador.
Isso porque, de forma geral, o aluno chega com diversos gaps de aprendizado na Universidade. Desta forma, o método científico tem, também, a função de nivelar e aplicar um padrão de qualidade entre os trabalhos desenvolvidos.
Além disso, tanto as observações do profissional envolvido numa pesquisa, bem como os relatórios por ele gerados, são essenciais à comunidade acadêmica, que busca sempre bons referenciais para a condução de novos estudos.
Acima de tudo, a metodologia científica exerce a função regulamentadora, para que toda tese acadêmica possa ser avaliada de forma uníssona e coerente.
No que se refere às pesquisas em biomedicina, a metodologia científica é essencial. De acordo com Sônia e William, autores publicados da obra Metodologia Científica Para a Área da Saúde, “para saber o que acontece com determinado paciente, é preciso conhecer situações análogas às dele. Em outras palavras, a metodologia deve trazer elementos para a compreensão do fenômeno em geral, e do indivíduo, em particular.”
Dessa forma, o que faz um biomédico em seu trabalho enquanto pesquisador, é ir à fundo no entendimento, busca de fatos e análise das mais diversas variáveis que o levem a decifrar quaisquer pesquisas em biomedicina.
Afinal, este profissional tem em mãos a possibilidade de apresentar a cura ou métodos paliativos de doenças que afligem a população. Portanto, a metodologia científica é uma ferramenta básica para o profissional em biomedicina.
Você deseja ficar ainda mais inteirado a respeito do trabalho e profissão do biomédico? Tire todas as suas dúvidas a respeito do curso de Biomedicina em Minas Gerais e compartilhe com seus amigos.