nutri infantil alis 02

A atuação do nutricionista na Nutrição Infantil

Clarisse Gontijo

O desenvolvimento saudável de crianças é um dos fatores de maior preocupação de pais e profissionais de Saúde no Brasil. Para isso, a boa alimentação é essencial para conseguir alcançar estes resultados, destacando a atuação do nutricionista na Nutrição Infantil.

São estes profissionais que trabalharão para acompanhar a rotina alimentar dos pequenos, para que obtenha nutrientes para o crescimento e tenham o hábito de comer alimentos mais naturais ao longo da vida.

Nesta postagem, nós falaremos as principais atividades da profissão de nutricionista infantil e sobre como a Nutrição Infantil tem ganhado cada vez mais importância na sociedade.

nutri infantil alis

O dia de trabalho do nutricionista infantil

A atuação do nutricionista infantil pode acontecer em clínicas particulares, postos de saúde e creches particulares e públicas. O profissional trabalha na prescrição de dietas alimentares e passa orientações para que os pais mantenham dietas saudáveis.

Este trabalho também pode ser feito para escolas de ensino básico. Os nutricionistas que atuam neste setor, prepara planos alimentares e ministram palestras sobre como montar cardápios equilibrados para o combate à obesidade infantil, diabetes e hipertensão arterial.

Sobre as fases de alimentação das crianças

O processo de introdução alimentar começa ainda na gestação, quando as mães recebem instruções para uma dieta equilibrada para afastar riscos de que seus bebês nasçam abaixo do peso ideal ou desenvolva patologias, como doenças mentais e neurais.

Existem cinco fases de alimentação infantil, do nascimento ao início da adolescência. Elas são:

  • Aleitamento materno: esta etapa prioriza o leite materno como fonte de proteínas, carboidratos e gorduras e elemento para melhorar o sistema imunológico do bebê;
  • Seis meses a um ano de idade: nesta etapa, a criança tem contato com os alimentos, ricos em ferro, cálcio e água, como carnes e outras porções diárias de comidas;
  • Um a dois anos de idade: na terceira etapa, as crianças podem fazer refeições com a família e tem contato com o açúcar, através de sucos e pequenas porções de frutas;
  • Dois a oito anos: nesta etapa, a educação alimentar começa a ser estimulada, introduzindo novos tipos de comidas, como carnes diversas e consumo de frutas;
  • Após os oito anos: fase na qual as crianças se tornam independentes na hora da alimentação. Nesta etapa, deve-se estimular os jovens a contribuir na preparação de comida saudável.

Formação do nutricionista infantil

A formação de um nutricionista infantil segue os mesmos passos na graduação de Nutrição. O curso superior possui duração de quatro ou cinco anos, com obrigatoriedade de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estágio supervisionado.

Ao longo do curso, o aluno estudará matérias sobre Anatomia humana e reações químicas de substâncias dos alimentos, como a Bioquímica e Biologia Molecular. Durante o curso, o estudante terá muita prática laboratorial e oportunidades de estágios voluntários.

Se você busca se especializar na Nutrição Infantil, os cursos de pós-graduação lato sensu, que oferecem matérias dedicadas para atender este público com mais qualidade.

Quer saber mais sobre as possibilidades no curso de Nutrição em Minas Gerais? Conheça também sobre a carreira em Nutrição Esportiva clicando neste link aqui.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.