função de administrador em startups

A Administração em startups: por que um profissional é tão importante para o sucesso da inovação

Clarisse Gontijo

A inovação é a essência da crescente tendência em desenvolvimento de negócios. Nesse sentido, mesmo com a quebra disruptiva que os novos modelos de empreender trazem, existem profissões essenciais, como é o caso da Administração em startups.

Seja em qual for o setor, a administração é a área responsável por levar as empresas sempre ao próximo passo de crescimento. 

Pensando nisso, o profissional cria estratégias, executa e monitora ações, coordenando equipes e direcionando os projetos de forma ordenada. Nas palavras do teórico organizacional americano Harold Koontz, “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados.”

Entenda melhor aqui como os modelos de negócios mais distintos podem se beneficiar da administração.

administração em startups-1

Startups X empresas tradicionais

Antes, explicaremos quais são as diferenças essenciais entre as startups e os modelos tradicionais de negócios.

Em suma, uma startup é uma organização temporária - que um dia se consolidará em uma empresa sustentável - que deseja atingir um modelo de negócios escalável e repetitivo.

Este modelo é o que possibilita que a futura empresa lucre exponencialmente. Além disso, a proposta das startups é trazer uma solução - ou aplicação desta - disruptiva para o mercado, suprindo uma dor da população de forma eficiente.

Portanto, as startups são caracterizadas por:

  • incertezas;
  • inovação;
  • criação de modelo autossustentável.

Além disso, as startups estão em constante mudanças e precisam corrigir seus “erros” com o máximo de agilidade.

Empresas tradicionais, por sua vez, vão na contramão. Busca-se por seus idealizadores, se posicionar num mercado já consolidado, de preferência em que a concorrência não seja tão vasta.

Por se tratar de estruturas tradicionais, essas empresas se caracterizam por:

  • se posicionar num mercado com o mínimo possível de incertezas e
  • concorrer com outros negócios que atendem demandas populares;

Todas essas diferenças refletem nas estruturas organizacionais, posicionamento no mercado e objetivos.

Administração em startups: a essência do negócio

Uma vez que entendemos a natureza de negócios de uma startup, entendemos melhor a importância da Administração em startups.

Contar com profissionais capacitados da área é o segredo do sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque é papel do administrador fazer com que um negócio - qualquer que seja ele - tenha sucesso.

Para isso, é papel deste especialista otimizar processos, reduzir gastos e otimizar o lucro. Ele age como um regulador, tendo em vista as necessidades e metas do negócio. As metas, por sua vez, são essenciais para que as startups cresçam de forma satisfatória.

Além disso, uma vez que as startups estão em constante mudanças, é essencial reavaliar  decisões e propor novas ações em tempo hábil. 

Criar estratégias para um franco crescimento, gerir recursos e prezar pela saúde organizacional, são as principais atribuições de um profissional de administração em startups.

A Administração em startups é um das formas de atuação em que o profissional com formação superior pode investir. Tem interesse na  área? Entenda mais a respeito dos principais desafios desta profissão!

Quero saber os principais desafios do profissional de Administração!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.