eng. 2

5 motivos para conquistar um diploma de Engenharia de Produção

Escolher uma carreira é sempre um desafio e, caso você não seja uma pessoa que já nasceu obstinado com um grande sonho ou habilidade, é importante investir no autoconhecimento e identificar a área que faz o seu coração vibrar.

Para os amantes de tecnologia, uma profissão que alinha conhecimentos técnicos e matemáticos a conteúdos mais subjetivos e humanísticos, como controle de qualidade, produtividade e gestão de projetos é a Engenharia de Produção.

O profissional da área é capaz de garantir a eficiência e a produtividade em todo e qualquer processo produtivo de uma empresa, e esse é um dos setores de maior crescimento nos últimos anos, sendo essencial para a evolução e o contínuo funcionamento do mundo.

 

No último ano, por exemplo, dês de o início da pandemia global que nos impôs uma nova postura frente às transformações, a Engenharia de Produção foi fundamental na entrega de utensílios médicos e hospitalares.

 

Se você está se perguntando por que cursar Engenharia de Produção, siga com a gente. Confira 5 motivos pra se tornar um Engenheiro de Produção!

Grande índice de empregabilidade

A Engenharia de Produção proporciona uma série de áreas de atuação, que vão desde a área de operações e processos de produção, logística, engenharia econômica e engenharia do trabalho, até prestação de serviços de consultoria e análises. Com esse cenário, fica fácil perceber o alto índice de empregabilidade dos profissionais do setor.

Quer saber um dado extremamente importante e motivacional? A empregabilidade da graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Fortaleza é superior a 95%, conforme pesquisa com os egressos dos últimos 3 anos. São os melhores dados dos 20 anos de curso.

Várias áreas de atuação

Falar sobre Engenharia de Produção é citar, no mínimo, 10 áreas em que você poderá trabalhar. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), o setor agrega diversas opções nos mais diversos tipos de organizações.

Veja alguma delas:

  • Engenharia Econômica
  • Engenharia do Trabalho
  • Engenharia da Sustentabilidade
  • Engenharia da Qualidade
  • Engenharia do Produto
  • Engenharia Organizacional
  • Educação em Engenharia de Produção
  • Logística
  • Operações e processos da produção
  • Pesquisa Operacional

Trabalhar com novas tecnologias

Por ser uma área que lida com desenvolvimento e produção, a Engenharia de Produção está frente a frente com desdobramento de novas tecnologias.

Hoje com o desenvolvimento das tecnologias, a inteligência artificial está substituindo o trabalho humano, e se responsabilizando por tarefas, até então, atribuídas a profissionais manualmente.

Nesse ramo tecnológico, essa é uma área que está longe de ser afetada por uma crise, por exemplo, pois vem se valorizando cada vez mais diante da necessidade de fixar novas tecnologias na sociedade. A Engenharia de Produção segue sendo uma profissão de futuro, pois ela se adapta a tecnologia, e faz uso da mesma para resolver soluções.

Crescimento Industrial e Agroindustrial

Em um crescimento constante, a chamada indústria 4.0 diz respeito à forma como máquinas se comunicam e utilizam informações para otimizar o processo de produção nas organizações. Também conhecida como quarta revolução industrial, proporciona aos profissionais de Engenharia de Produção aliarem conhecimentos específicos a assuntos como conectividade, inteligência artificial e internet das coisas.

Outra opção que ganha impulso a cada ano, a Agroindústria também pode ser local de trabalho desses Engenheiros, onde atuarão controlando e gerenciando a produção agrícola, o processo industrial dos produtos, bem como a distribuição e a comercialização desses.

Reconhecimento, salário e oportunidade de mudar o mundo

Não é segredo nem nos EUA e nem no Brasil. Levantamentos recentes confirmam que o papel de líder nas organizações está sendo ocupado por... Engenheiros!

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o mercado de trabalho para o ramo encontra-se em um bom momento no nosso país. Entre as áreas tidas como as mais promissoras, os salários podem chegar até R$ 25 mil por mês. Quem regulamenta o piso da profissão é o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), e estabelece que o profissional formado que trabalhe no mínimo 40 horas semanais, tenha direito a nove salários mínimos. O profissional que possui uma pós-graduação chega a receber mais do que o dobro desse valor, isso porque a profissão está passando por um período de valorização muito grande no mercado de trabalho.

Sem contar, que profissionais da área que ingressam em empresas multinacionais, podem trabalhar em diversos países. A Engenharia de Produção está em alta e tem um pilar muito importante: obter o máximo de produtividade.

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.